Rui Rio vence eleições do PSD

No concelho de Sintra, venceu Luís Montenegro, obtendo 238 votos, (mais 56 em relação à primeira volta), enquanto Rui Rui conseguiu 100 votos (mais 14, relativamente à primeira volta).

Rui Rio venceu este sábado a segunda volta das eleições do PSD e foi reeleito como presidente do partido social-democrata, com 53,3% dos votos. Luís Montenegro com 46,7%, já felicitou o oponente e pede que Rui Rio acabe com as divisões internas do PSD.

“O PSD não está partido. Houve um momento para marcar diferenças. Vamos ter agora o momento da Unidade”, disse Rui Rio no seu discurso de vitória. “Hoje, os militantes do PSD votaram pela estabilidade ao votar pela manutenção da atual liderança. Vamos iniciar agora um momento para marcar a unidade. É isso que espero. Cabem todos cá dentro, desde que estejam com lealdade e seriedade”, acrescentou o líder reeleito.

“Os portugueses, na minha opinião, têm razão quando se afastam da vida partidária. Por isso temos de oferecer um partido mais atraente, com mais espaços de militância, para que os portugueses possam discutir as suas ideias e não ver lutas de galos por lugares”, disse Rui Rui.

Uma nota final para “agradecer àqueles que votaram em mim, que são mais de 1670 do que há uma semana. Sempre disse que não prometi nada a ninguém em troca de votos. Sempre disse que seria assim e na segunda volta assim foi”, disse Rui Rio.

Questionado pelos jornalistas sobre se o resultado que obteve é suficientemente expressivo, uma vez que Montenegro obteve 47% dos votos, Rio sublinhou que o resultado é claro.

“O resultado, para mim, é inequivocamente claro. Se me perguntar se queria ter mais 0,5, eu queria ter, como é lógico, mas não é politicamente importante. É suficiente para a unidade. Agora, uma coisa é eu querer unidade e dar passos nesse sentido, outra coisa é os outros quererem também.”

Montenegro felicita Rio

Entretanto, Luís Montenegro com 46,7%, já felicitou o oponente e pede que Rui Rio acabe com as divisões internas do PSD. “Já telefonei ao Rui Rio e transmiti-lhe as felicitações”, disse o candidato, adiantando que pediu a Rio que tenha “a capacidade de devolver a unidade ao partido”.

“Aqui não há nenhum equívoco e nenhuma dúvida ele é o vencedor destas eleições, é credor do nosso cumprimento”, disse Luís Montenegro, que não vai abandonar a política e que vai continuar disponível para servir o PSD. “Não vale a pena anunciarem a minha morte política”, disse.

Uma nota final para o apoio prestado por parte dos militantes, referindo que “o PSD é um partido aberto à sociedade, que tem de manter viva a capacidade de ir à sociedade recrutar os melhores, os mais dinâmicos, os que têm mais mérito nos vários setores de atividade”. 

Resultados nacionais finais

Rui Rio: 16.420 votos (53,2%)
Luís Montenegro: 14.547 (46,98%)

Número de eleitores: 40.628
Total de votantes: 31.295
Votos em branco: 199
Votos nulos: 129

No concelho de Sintra, venceu Luís Montenegro, obtendo 238 votos, (mais 56 em relação à primeira volta), enquanto Rui Rui conseguiu 100 votos (mais 14, relativamente à primeira volta).

[em atualização, 23h16]
Fotografia: arquivo

Recorde-se, Rui Rui atual presidente do PSD reeleito para um novo mandato, foi o candidato mais votado na primeira volta das diretas – que se realizou há uma semana – com 49,02% dos votos expressos, enquanto o antigo líder parlamentar social-democrata conseguiu 41,42%. Miguel Pinto Luz, o terceiro candidato mais votado, obteve 9,55% (3.030 votos) e ficou fora da segunda volta.