A seleção portuguesa de andebol venceu hoje a Suécia, vice-campeã europeia, por 35-25, na estreia na ronda principal do Euro2020, segunda fase do torneio, somando os primeiros pontos.

Em Malmö, o ruído de 10.000 adeptos suecos deu, progressivamente, lugar à incredulidade, à medida que os remates dos nórdicos encontravam no guarda-redes Alfredo Quintana um obstáculo intransponível e viam a sua seleção incapaz de encontrar antídoto para o sistema atacante ‘sete contra seis’.

Quando o resultado atingiu 31-21, a cinco minutos do fim do jogo, as bancadas da Malmö Arena começaram a esvaziar-se, perante um dos resultados mais extraordinários do torneio, e foi já sob o aplauso dos suecos que permaneceram que foram marcados os últimos golos lusos.

A equipa nacional conquistou os primeiros dois pontos na estreia na segunda fase, para a qual tinha avançado com ‘saldo negativo’, devido à derrota (34-28) com a Noruega, uma vez que as seleções qualificadas na fase preliminar transportam para o ‘main round’ o resultado entre si.

Portugal tem como ponto alto no Europeu o sétimo lugar alcançado em 2000, na Croácia, e, para o melhorar, precisa de terminar, pelo menos, no terceiro lugar do Grupo II, liderado por Noruega e Eslovénia, ambas com quatro pontos, após os triunfos de hoje sobre a Hungria (36-29), que tem também dois, e a Islândia (30-27), ainda em ‘branco’.

Fotografia: Federação Portuguesa de Andebol