Através do seu Fundo de Conservação o Jardim Zoológico vai contribuir para o resgate e recuperação da flora e fauna australiana em parceria com o Zoo de San Diego

Jardim Zoológico de Lisboa vai lançar uma campanha de angariação de fundos para ajudar os animais da Austrália afetados pelos incêndios dos últimos meses.

Através do seu Fundo de Conservação o Jardim Zoológico vai contribuir para o resgate e recuperação da flora e fauna australiana em parceria com o Zoo de San Diego. Para além deste apoio, de janeiro a março, o Jardim Zoológico vai disponibilizar mealheiros no interior do parque para que os visitantes possam também contribuir.

O dinheiro recolhido nos mealheiros irá reverter integralmente para esta missão.

O jardim zoológico lisboeta colabora desde 1991 num projeto de conservação de coalas no parque nacional australiano de Blue Mountains, no estado de Nova Gales do Sul, em parceria com a Sociedade Zoológica de San Diego, dos Estados Unidos.

“As projeções são alarmantes e indicam um elevado número de animais mortos e feridos”, afirma em comunicado o Zoo de Lisboa, que recebe relatórios sobre a evolução dos animais através de dois biólogos de San Diego que estão no terreno.

Um grito pelos coalas

Em Blue Mountains, uma área classificada como património mundial, equipas de batedores foram enviados para a frente dos incêndios para procurar os coalas que têm instalados transmissores para os salvar e levar para um hospital veterinário em Sydney.

Ações destas requerem dinheiro, tal como a monitorização dos animais quando puderem regressar ao seu habitat natural, afirma o Jardim Zoológico, que pede assim aos visitantes para ajudarem.

  • Fotografias: Zoo de Lisboa / Sintra Notícias