Eurico Dias na assinatura do acordo de cooperação entre a AICEP Global Parques e a AEP

Assinatura do Acordo de Cooperação entre a AICEP Global Parques e a Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Assinatura do Acordo de Cooperação entre a AICEP Global Parques e a Associação Empresarial de Portugal (AEP)

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, presidiu, no Porto, à sessão de encerramento da cerimónia de Assinatura do Acordo de Cooperação entre a AICEP Global Parques e a Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Este protocolo de cooperação visa promover a competitividade nacional e a captação de investimento, articulando informação entre os principais atores públicos e privados, e está enquadrado nos objetivos de promoção e qualificação do território estabelecidos no Programa Internacionalizar.

A AICEP Global Parques e a AEP dinamizam, respetivamente, as plataformas Portugal Site Selection e N-Invest. Estas ferramentas digitais disponibilizam informação sobre localizações empresariais direcionadas a investidores que pretendam instalar o seu projeto em Portugal.

Para o Presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “este acordo permite o desenvolvimento de um trabalho em rede e é um exemplo de boas práticas ao nível da colaboração entre entidades públicas e privadas em torno de um objetivo comum: criar as melhores condições para o desenvolvimento da iniciativa privada, promovendo a atratividade de investimento e a competitividade das empresas”.

A celebração deste protocolo prevê que as duas entidades partilhem informação relativamente às localizações empresariais disponíveis, com vista a potenciar a instalação de mais investimento em Portugal.

“Este protocolo de cruzamento e intercâmbio de informação vai permitir aumentar as bases de dados quer da N- Invest, quer da Portugal Site Selection, tornando ambas ferramentas mais eficazes”, destacou o CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa.

Para o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, “a cooperação entre a Associação Empresarial de Portugal – AEP e a aicep Global Parques é mais um passo para a promoção de Portugal como destino de investimento”, considerando que “a organização da informação e a promoção da localização de investimentos em parques empresariais gera, sem dúvida alguma, ganhos de eficiência coletiva, maior eficiência no investimento em infraestruturas, contribuindo para o estabelecimento de sinergias entre as empresas.”

Tendo em conta que o fator localização está entre as condições que o investidor pondera para o desenvolvimento da atividade, a disponibilização de espaços vocacionados para a instalação de novas empresas é fundamental para potenciar o investimento produtivo. Neste sentido, as duas plataformas oferecem aos potenciais investidores nacionais e internacionais uma ferramenta que permite encontrar a localização mais adequada para se instalarem em Portugal.