Faleceu o padre João Brás

Faleceu esta madrugada o Padre João Brás, aos 58 anos, anterior pároco de Algueirão-Mem Martins, no concelho de Sintra e atual pároco de Alcabidfeche.

Padre João Brás

Faleceu esta madrugada o Padre João Brás, aos 58 anos, anterior pároco de Algueirão-Mem Martins, no concelho de Sintra e atual pároco de Alcabideche.

O falecimento do padre João Domingos Morais Brás foi confirmado pelo patriarcado de Lisboa: “O padre João Domingos Morais Brás faleceu esta noite, em Lisboa, aos 58 anos, por motivo de doença oncológica. O sacerdote foi ordenado sacerdote a 1 de julho de 1990, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa”, refere o site do patriarcado de Lisboa.

O padre João Brás, era o atual pároco de Alcabideche, na Vigararia de Cascais, funções assumidas desde setembro de 2018.

Antes, recorde-se, entre junho de 2009 e setembro de 2018, foi pároco de Algueirão – Mem Martins – Mercês, na Vigararia de Sintra, onde também desempenhou as funções de vigário, entre janeiro de 2017 e setembro de 2018. Era membro da Irmandade de São Pedro do Clero.

A celebração exequial vai decorrer nesta terça-feira, 31 de dezembro, às 16h30, na igreja paroquial de Alcabideche e será presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente.

Sé Catedral de Lisboa, no âmbito da nomeação do Padre João Brás para Vigário de Sintra, por Decreto do Patriarca de Lisboa, Dom Manuel III, a 22 de janeiro de 2017

Na quarta-feira, 1 de janeiro, o corpo vai seguir para a terra natal do sacerdote, em Almofala, Castro Daire.

Padre, João Brás

O padre João Brás, personalidade muito conhecida, reconhecida e estimada na Freguesia de Algueirão-Mem Martins, com cerca de 120 mil habitantes, deixa boas recordações e será recordado pelo seu enorme contributo e empenho na construção da nova igreja na Freguesia, concretizando um sonho antigo de muitas décadas.

Natural da freguesia de Almofala, no concelho de Castro d’Aire, diocese de Lamego, o padre João Brás foi ordenado sacerdote a 1 de Julho de 1990.

Após a ordenação é nomeado pelo Cardeal-Patriarca, D. António Ribeiro, para as Paróquias de Vimeiro e A-dos-Cunhados, como vigário paroquial, residindo no Seminário de Penafirme, onde era professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Externato. Em 1992 é nomeado pároco das freguesias de A-dos-Francos, Landal, Painho e S.Gregório.

Entre 2002 e 2009 foi pároco de Santa Catarina e Carvalhal Benfeito e em 2009 foi nomeado pároco de Algueirão-Mem-Martins-Mercês, onde permaneceu até 2018.

[Notícia em atualização]