Estrada da Pnea, na Serra de Sintra | Imagem: Google Maps - arquivo

A partir desta segunda-feira, 9 de dezembro, o trânsito automóvel vai estar condicionado na Calçada da Pena, na serra de Sintra.

Segundo a autarquia de Sintra a decisão resulta pela “impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro e a segurança da circulação automóvel e pedonal nas estradas de acesso aos pontos de interesse na Serra de Sintra”.

O condicionamento do acesso à Calçada da Pena, permite a circulação apenas a viaturas autorizadas pela autarquia, como residentes, meios de socorro, táxis e forças de segurança.

Passará a existir um sentido único de circulação (exceto viaturas autorizadas), na Estrada dos Capuchos, sentido poente-nascente, desde o entroncamento desta com a Estrada da Pena/Calçada da Pena até ao Chalet da Condessa d’Edla.

Esclarece a autarquia que, será criada uma zona de inversão de marcha junto ao Chalet da Condessa d’Edla, para quem acede desde poente, no largo existente, sendo necessária a intervenção ao nível da regularização e pavimentação do local.

Será ainda colocada sinalização na Estrada dos Capuchos, no sentido poente-nascente, informando que a mesma passará a ser uma via sem saída, bem como indicar a possibilidade de realização da inversão do sentido de marcha.

Pode consultar o mapa Aqui

Pode consultar o mapa Aqui: https://drive.google.com/open?id=1G43FrMuAc3iNYPmQRAICBKqw2za7gIW6&usp=sharing

Viaturas autorizadas

Viaturas autorizadas: (viaturas de residentes, viaturas de transporte público de passageiros, viaturas de transporte público de passageiros, transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE); viaturas que apresentem o Cartão de Estacionamento de Modelo Comunitário para Pessoas com Deficiência – desde que a pessoa com deficiência seja um dos ocupantes; transportes turísticos com licença RNAAT, viaturas afetas à Câmara Municipal de Sintra, SMAS de Sintra e Parques Monte da Lua; viaturas afetas a operações de manutenção de iluminação e telecomunicações, motociclos, velocípedes e, viaturas das forças de segurança e de emergência).

Fotografia: DR Google Maps