‘Eixo Verde e Azul’ nomeado como uma boa prática ambiental

A construção do “Eixo Verde Azul”, tem o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira em Belas e a foz do rio Jamor.

Ponte Verde sobre o IC19

O projeto Eixo Verde e Azul, da Câmara Municipal de Sintra, que estabelece uma estratégia integrada de intervenção destinada a criar e consolidar um eixo ecológico, foi nomeado como uma boa prática ambiental.

As melhores práticas serão reunidas numa publicação a ser distribuída na 25.ª Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP25), que se realiza em Madrid, de 2 a 13 de dezembro.

O Comité das Regiões pretende contribuir para os debates da COP25, demonstrando que o papel das cidades e regiões é crucial na consecução dos objetivos de Paris e que os órgãos de poder local e regional da União Europeia podem ser pioneiros no combate às alterações climáticas. 

A Ponte Verde, permite atravessar o IC19 a pé ou de bicicleta junto ao Palácio Nacional de Queluz

A conferência vai reunir representantes de mais de 190 nações, que terão como missão discutir a revisão das emissões de gases, enunciadas no Acordo de Paris (2015) e de atualização obrigatória na cimeira do próximo ano, em Glasgow, no Reino Unido.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, defende ser essencial desenvolver políticas que permitam aos territórios com elevada densidade populacional adotar políticas sustentáveis e ecológicas.

Recorde-se, o Eixo Verde e Azul concretiza a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades, tratando-se de uma mudança qualitativa na Área Metropolitana de Lisboa. 

A intervenção cria e consolida um eixo ecológico, que atravessa os concelhos da Sintra, Amadora e Oeiras

A construção do “Eixo Verde Azul”, que atravessa os concelhos da Sintra, Amadora e Oeiras, tem o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira em Belas e a foz do rio Jamor.

O trajeto que se inicia numa zona de matas do interior do concelho desenvolve-se ao longo do Rio Jamor até à foz, no Concelho de Oeiras.

Os trabalhos incluem a renaturalização, melhoria da qualidade das massas de água e requalificação do espaço envolvente ao Rio Jamor e seus afluentes (ver video).

Video da Parques de Sintra Monte da Lua e da Câmara de Sintra de
apresentação do projeto Eixo Verde e Azul

O investimento total foi estimado em 11 milhões de euros [8 milhões suportados pelo município de Sintra], com apoio financeiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para o projeto “Green and Blue Axis” (EVA).

A COP25 resulta da Convenção-Quadro da UNFCCC –United Nations Climate Change (Nações Unidas para as Alterações Climáticas).