Património Mundial oferece entradas gratuitas nos museus municipais

SINTRA | A partir de dezembro vão ser gratuitas as entradas nos museus municipais, enquanto decorrerem as comemorações dos 25 anos de Sintra Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural.

Museu Arqueológico São Miguel de Odrinhas | Foto: arquivo

A partir de domingo, 1 de dezembro, as entradas nos museus municipais de Sintra serão gratuitas, enquanto decorrerem as comemorações dos 25 anos da classificação de Sintra, como Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural, que se assinalam em 2020.

A proposta, subscrita pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e que foi aprovada por unanimidade em reunião camarária, estabelece que “a partir de 1 de dezembro e enquanto decorrerem as comemorações dos 25 anos de Sintra Património Mundial” será concedida “isenção da taxa devida com a aquisição de bilhetes de entradas, a todos os visitantes dos museus municipais”.

O município de Sintra tem seis museus municipais: a Casa-Museu Leal da Câmara, o Museu Ferreira de Castro, o Museu Anjos Teixeira, o Museu de História Natural de Sintra, o Museu Arqueológico de S.Miguel de Odrinhas e o MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

Na proposta é recordado que a classificação de Sintra como Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural foi atribuída em 6 de dezembro de 1995, pelo reconhecimento do seu “valor intrínseco e de relevante importância para o contexto global”.

Na proposta é defendido que “as bodas de prata” da Paisagem Cultural de Sintra devem ser condignamente assinaladas e que o programa das comemorações deve ser multidisciplinar e envolver os cidadãos do município.