“Mercearia solidária” apoia famílias em Massamá e Monte Abraão

Na ocasião foi lançado o livro “Da Mercearia para o Prato”, um guia com dicas e receitas para uma alimentação sustentável e uma cozinha sem desperdício.

A União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, inaugurou a “Mercearia Solidária +”, que surge no âmbito de uma candidatura ao “Programa JUNTAr + (Economia Circular em Freguesias)”, que permitiu requalificar e capacitar um espaço que estava subaproveitado, possibilitando assim criar um polo alimentar.

O descerramento da placa de inauguração contou com a presença de Pedro Brás, Presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão e Rita Gonçalves, que representou o Gabinete Técnico de Intervenção Comunitária daquela autarquia, evento que contou com a presença de várias entidades, instituições, parceiros sociais e executivo da autarquia e cidadãos da freguesia.

Esta Mercearia é um dos projetos no âmbito da resposta social da autarquia e tem como missão, “o combate ao desperdício alimentar, aliando-se à solidariedade que permite proporcionar uma resposta de carácter urgente para a população residente na Freguesia”, sublinhou Pedro Brás.

Pedro Brás, presidente da União das Freguesias, inaugura o novo espaço de apoio as pessoas mais carenciadas

Para além das Campanhas de Recolha de Alimentos promovidas ao longo do ano, a autarquia tem reunido sinergias com a comunidade local, contando atualmente com a colaboração de entidades parceiras que participam, via doação de produtos alimentares e assim chegar a um maior número de pessoas a apoiar, alargar a rede de entidades parceiras, mobilizar a comunidade local – por via do voluntariado – para o funcionamento do projeto e alargar a diversidade de atividades destinadas aos beneficiários, como por exemplo, a realização de workshops.

Este evento serviu, também, para o lançamento do livro “Da Mercearia para o Prato”, um guia com dicas e receitas para uma alimentação sustentável e uma cozinha sem desperdício.