Troço reaberto no IC16 entre Pontinha-Belas

Foi possível antecipar em sete dias a conclusão dos trabalhos de pavimentação do separador central e assegurar as condições de segurança, assegura a Infraestruturas de Portugal.

Já foi reaberto ao trânsito o troço do IC16, estrada que Sintra a Lisboa, entre os nós de Santo Elói e A-da-Beja, no sentido Pontinha-Belas, depois de realizadas obras de repavimentação, na sequência de um abatimento de terras em 2018.

Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), foi possível “antecipar significativamente” a conclusão das obras no separador central, estando reunidas as condições de segurança para a reabertura, esta quinta-feira ao trânsito no sentido Pontinha-Belas, no Itinerário Complementar (IC) 16.

Recorde-se, o trânsito no IC 16, ficou condicionado em meados de dezembro de 2018 devido a um abatimento de terras ao quilómetro 2,9, na zona de Belas, no concelho de Sintra, e desde então só se circula numa das três faixas no sentido Pontinha-Belas.

A IP tem previsto dar início à “intervenção definitiva” para a reposição integral das condições de mobilidade e segurança no IC16, que passa pela substituição da passagem hidráulica existente ao quilómetro 2,9, até ao final do primeiro trimestre de 2020.

Segundo o comunicado da IP, será também efetuada uma intervenção de correção e estabilização dos taludes na zona confluente com a nova passagem hidráulica.