“A Terra Treme” sexta-feira às 11h15

EXERCÍCIO NACIONAL | A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil realiza esta sexta-feira, 15 de novembro, às 11h15, um exercício de sensibilização para o risco sísmico, em todo o país.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) vai realizar esta sexta-feira, 15 de novembro, às 11h15, um exercício de sensibilização para o risco sísmico. Iniciativa chamada A Terra Treme pretender ensinar os comportamentos de protecção a adoptar em caso de sismo.

Com início às 11h15 e com uma duração de um minuto, este exercício consiste na realização de três gestos simples que podem potenciar a protecção e evitar ferimentos. Baixar, proteger e aguardar são os três comandos-chave para este tipo de situações de risco.

Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.

O exercício é sobretudo dirigido à população em idade escolar. O evento principal desta iniciativa terá lugar em Oeiras, na Escola Secundária Sebastião e Silva, mas, por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) vão aliar-se às comunidades locais, serviços municipais de protecção civil e outras autoridades, promovendo junto das escolas e outras organizações este evento.

O município de Sintra também se associa à iniciativa, alargada a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes neste Exercício.

Proteção Civil de Sintra | Foto: arquivo

Consulte aqui toda a informação sobre o exercício “A Terra Treme”.