Sintra é palco para a 13.º edição do Festival Lisbon & Sintra Film

O que de melhor se faz no mundo da sétima arte, de 15 a 24 de novembro.

A 13.ª edição do Festival Lisbon & Sintra Film – LEFFEST volta a reunir, de novo, o que de melhor se faz no mundo da sétima arte, de 15 a 24 de novembro.

Este ano estarão 11 filmes em competição, com destaque para o filme português “Patrick”, de Gonçalo Waddington. O júri será composto por nomes sonantes como Maria João Pires, Yasmine Hamdan, Wagner Moura e Vitória Guerra.

Fora de competição, e com antestreias marcadas, estão atualmente 14 filmes, como “Hidden Life”, de Terrence Malick ou “The Lighthouse”, de Robert Eggers.

Nesta edição o espaço para o debate será alargado com a realização de mesas redondas onde, sob o simpósio internacional “Resistências”, serão debatidos alguns dos temas mais controversos da atualidade: a justiça climática, a igualdade social, a migração, a corrupção, entre outras reivindicações. Entre os participantes, incluem-se Maxime Nicolle, representante do movimento Coletes Amarelos, o ator e filósofo Mehdi Belhaj Kacem, e Luigi de Magistris, presidente da Câmara de Nápoles, Itália.

Maria João Pires

No dia 17 de novembro, o grande auditório do Centro Cultural Olga Cadaval é palco para o concerto da pianista Maria João Pires, às 19h00.

No mesmo dia, o auditório Acácio Barreiros acolhe a banda portuguesa Mão Morta para duas sessões especiais, às 17h00, com o Filme-Concerto: “A Casa na Praça Trubnaia”, de Boris Barnet, e às 19h30, com o espetáculo “Mutantes S.21”, de João Sá.

LEFFEST’19 Filme Concerto: Mão Morta

Também serão realizadas apresentações de alguns filmes, por parte dos seus autores ou representes, para que estes possam explicar a história “por de trás” de cada obra, responderem a questões e conversarem com o público.

O festival contará ainda com presenças emblemáticas de figuras do setor cinematográfico, como o realizador alemão Wim Wenders, o ator norte-americano Willem Dafoe, a compositora e realizadora Laurie Anderson e o cineasta norte-americano Abel Ferrara.

José Miguel Ribeiro, Rita Azevedo Gomes, Christian Petzold, Corneliu Porumboiu, Alice Rohrwacher e Damien Manivel serão as personalidades a serem alvo de homenagens e retrospetivas este ano.

Sintra e Lisboa dividem o palco deste festival, com exibições no Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, Espaço Nimas, Teatro Tivoli e Universidade Lusófona.

Veja a programação em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, AQUI

Consulte o website do festival: AQUI