O Grupo Alma Veterinária, sediado no concelho de Sintra, lançou no passado sábado uma nova unidade de saúde veterinária que permite a realização de exames de tomografia (TAC) de alta qualidade e com capacidade de resposta rápida e urgente, essenciais para um apoio e socorro mais rápido aos animais.

A nova unidade – o Centro de Imagem Montenegro Alma Veterinária – está situada no hospital veterinário Alma Veterinária, no Cacém, e nasce da parceria com o reputado Centro de Imagem Montenegro, que pertence ao grupo Hospital Referência Veterinária Montenegro, implantado no Porto e região Norte do país.

O Centro de Imagem Montenegro Alma Veterinária representa um investimento superior a 200 mil euros e permitirá, segundo Diogo Azinheira, diretor do grupo Alma Veterinária, “diagnóstico por imagem avançada em tempo real, diagnósticos precisos, rápidos e pouco invasivos, e um importante contributo para a melhoria da qualidade dos serviços já apresentados”.

“Este é mais um projeto que iniciamos com muito entusiasmo, que corresponde à satisfação de uma necessidade que sentíamos, a de ter um centro que realizasse TAC’s de alta qualidade e disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano”, afirmou ao SINTRA NOTÍCIAS o responsável.

Diogo Azinheira lembra que “no concelho de Sintra não havia um único aparelho de tomografia e essa era uma necessidade não só para os médicos da Alma Veterinária, como para outros colegas de Sintra e de outros concelhos limítrofes”.

O gestor clínico não poupa elogios aos novos parceiros. “A Alma Veterinária já poderia ter avançado sozinha para um centro de imagem. Tínhamos essa capacidade de investimento e financiamento. O que achamos é que a experiência e a credibilidade de uma empresa como o Centro de Imagem Montenegro acrescenta muito a este projeto. Ou seja, associamos à nossa estrutura, já muito profissionalizada, experiente e competente, a uma equipa que é já uma referência na Península Ibérica”.

Para Luís Montenegro, diretor clínico do Hospital do Montenegro e um dos sócios do Centro de Imagem Montenegro, “a Alma Veterinária é um grupo sólido, reconhecido em toda a região de Lisboa, constituído por profissionais experientes e com uma direção muito empreendedora. Essa é uma garantia de qualidade nesta parceria”.

“Fomos pioneiros em Portugal na Imagem na Medicina Veterinária. Termos outros colegas a acreditar em nós e a querem-nos como parceiros é uma grande alegria. Este é o terceiro Centro de Imagem em que estamos envolvidos e este modelo tem funcionado muito bem, com vantagens para todos, sobretudo para os tutores, que assim podem ter a certeza que os seus animais têm à disposição, além dos melhores profissionais, os mais avançados meios de diagnóstico”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS.

Diogo Azinheira lembra que “a tomografia já é um exame muito corrente na medicina humana, já que os TAC’s acrescentam muito ao diagnóstico”. “Isso também acontece na medicina veterinária: para casos mais complexos, a tomografia faz falta e permite dar-nos aos tutores respostas prontas e ajudar-nos a orientar o tratamento do animal, que é sempre o objetivo”.

“Em muitos casos o tempo é decisivo e, por isso, é determinante aceder à tecnologia mais avançada para um diagnóstico efixaz”, explica o médico veterinário, de 42 anos, que juntamente com a mulher, a também veterinária Susana Valadas Azinheira, lançou o grupo em 2005.

Com um complexo hospitalar aberto 24 horas por dia, que dispõe de internamentos diferenciados, serviço de urgências, consultas de especialidade, análises e exames complementares, área de comportamento animal, fisioterapia e recuperação funcional, escola de treino e sociabilização e hotel para cães e gatos com boxes interiores e exteriores, o Grupo Alma Veterinária dispõe ainda de dois centros clínicos, situados em São Marcos (Cacém) e Ouressa (Mem Martins).