Festival de cinema de Lisboa & Sintra apresentado em Queluz

O Festival Lisbon & Sintra Film (LEFFEST) , realiza-se entre 15 a 24 de novembro, com exibições no Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, Espaço Nimas, Teatro Tivoli e Universidade Lusófona.

Cristina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa; Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e Paulo Branco, diretor do LEFFEST

O palácio Nacional de Queluz foi uma vez mais o cenário ideal para a apresentação da 13.º edição do Festival Lisbon & Sintra Film – LEFFEST, que acontece de 15 a 24 de novembro, com exibições no Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, Espaço Nimas, Teatro Tivoli e Universidade Lusófona.

A apresentação do evento contou com a presença do o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, do diretor do LEFFEST, Paulo Branco, e da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Cristina Vaz Pinto.

“Sintra continua a apoiar este festival com particular interesse”, começou por destacar o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, sublinhando que “o apoio é importante não só para a concretização do mesmo, mas também para outras iniciativas que este abrange, como as questões de cidadania ou de migração. Quando se fala de migração, fala-se de direitos humanos é muito importante que este tema seja discutido”, referiu o edil, destacando ainda a “qualidade e a relevância” da programação desta edição, que detém de uma “excelente expressão cultural”.

O festival, terá exibições no Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, Espaço Nimas, Teatro Tivoli e Universidade Lusófona

Nesta edição o espaço para o debate será alargado com a realização de mesas redondas onde, sob o simpósio internacional “Resistências”, serão debatidos alguns dos temas mais controversos da atualidade: a justiça climática, a igualdade social, a migração, a corrupção, entre outras reivindicações.

Entre os participantes, incluem-se Maxime Nicolle, representante do movimento Coletes Amarelos, o ator e filósofo Mehdi Belhaj Kacem, e Luigi de Magistris, presidente da Câmara de Nápoles, Itália.

Também serão realizadas apresentações de alguns filmes, por parte dos seus autores ou representes, para que estes possam explicar a história “por de trás” de cada obra, responderem a questões e conversarem com o público.

“Olhar abrangente sobre a produção cinematográfica mundial”

Este ano, vão estar em competição 12 filmes, com destaque para o filme português “Patrick”, de Gonçalo Waddington. O júri, será composto por nomes sonantes como Maria João Pires, Yasmine Hamdan, Wagner Moura e Vitória Guerra.

Fora de competição, e com antestreias marcadas, estão atualmente 14 filmes, como “Hidden Life”, de Terrence Malick ou “The Lighthouse”, de Robert Eggers.

Esta seleção de filmes pretende proporcionar, segundo Paulo Branco, “um olhar abrangente sobre a produção cinematográfica mundial, dando-lhe a possibilidade de conhecer em antestreia nacional os filmes mais esperados da próxima temporada”.

O festival contará ainda com presenças emblemáticas de figuras do setor cinematográfico, como o realizador alemão Wim Wenders, o ator norte-americano Willem Dafoe, a compositora e realizadora Laurie Anderson e o cineasta norte-americano Abel Ferrara.

José Miguel Ribeiro, Rita Azevedo Gomes, Christian Petzold, Corneliu Porumboiu, Alice Rohrwacher e Damien Manivel serão as personalidades a serem alvo de homenagens e retrospetivas este ano.

Sintra e Lisboa vão dividir o palco deste festival, com exibições no Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, Espaço Nimas, Teatro Tivoli e Universidade Lusófona.