Sintra foi eleita um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, durante o evento Global Green Destinations Day, que decorreu na cidade de Mali Losinj, na Croácia, no dia 10 de outubro.

O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais.

Este galardão reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.

A organização sublinha que as emissões de carbono dos visitantes não estão a ser consideradas no âmbito da competição, uma vez que não existem dados necessários para essa consideração.

A Green Destinations alerta, no entanto, para a importância de viajar com responsabilidade, compensando as emissões de carbono e incentivando o turismo de permanência.