Centro de Interpretação da Natureza na Serra de Sintra

O centro de aprendizagem e de descoberta, nasce num edifício de arquitetura singular e com enquadramento na paisagem envolvente, que data de 1920.

A serra de Sintra vai ter pela primeira vez um Centro de Interpretação da Natureza, dirigido às escolas e às famílias, com o objetivo de promover o contacto com a natureza, a sensibilização ambiental e o conhecimento sobre a fauna e a flora presentes nos ecossistemas únicos que caracterizam esta região.

Localizado no Parque de Monserrate, o espaço é inaugurado no dia 17 de outubro, às 10h30 e será visitado ao longo do dia por várias escolas do concelho de Sintra.

“Através de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais didáticos, as crianças vão poder recuar milhões de anos, embarcando numa longa viagem que começa na formação da Serra de Sintra, atravessa os períodos mais marcantes da história da região e termina nos nossos dias, com o esplendor de uma paisagem única”, integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais e distinguida pela UNESCO como património cultural da humanidade.

O Centro de Interpretação da Natureza conta ainda com um aquaterrário, que recria um ecossistema ribeirinho do Parque Natural e que vem permitir às crianças a descoberta e exploração de um habitat único, com espécies aquáticas endémicas e ameaçadas, como a boga-portuguesa.

Destaque também para o modelo de um carvalho-português, decomposto em raiz, tronco e copa, que explica a biologia da árvore.

Este novo centro de aprendizagem e de descoberta, nasce num edifício de arquitetura singular e com enquadramento na paisagem envolvente, que data de 1920 e que foi atelier de pintura de Sir Francis Cook, bisneto do 1.º Visconde de Monserrate.

O Centro de Interpretação da Natureza é especialmente dirigido a grupos escolares e famílias com crianças, entre os 6 e os 12 anos.

Entradas:
Programa escolas: 5€/aluno
Programa famílias: 8€/participante
Horário: Todos os dias, mediante marcação prévia, através de 
info@parquesdesintra.pt ou 21 923 73 00 (dias úteis das 9h30 às 18h30)

Mais informações em www.parquesdesintra.pt

  • Fotografias: Parques de Sintra Monte da Lua