SMAS de Sintra em ação de sensibilização ambiental

A iniciativa acontece este sábado, 5 de outubro, a partir das 14h30, nas festas em honra da Nossa Senhora da Graça em Almoçageme, na freguesia de Colares.

Os Serviços Municipalizados de Sintra em parceria com a Câmara de Sintra vão estar este sábado, 5 de outubro, nas festas em honra da Nossa Senhora da Graça em Almoçageme, na freguesia de Colares.

No âmbito de uma ação de sensibilização ambiental, “O que Caí ao Chão, Caí ao Mar” e “Ecocabide”, os SMAS de Sintra e Câmara de Sintra, vão alertar para as questões relativas à incorreta deposição dos resíduos e poluição da água, informando como os ecossistemas terrestres e aquáticos são diretamente afetados por estes fatores, que colocam em risco a sua biodiversidade.

Projeto “O que Caí ao Chão, Caí ao Mar”

O projeto “O que Caí ao Chão, Caí ao Mar”, compreende a pintura com este slogan, nas sarjetas que têm como função a recolha e escoamento das águas pluviais , alertando para os resíduos que são lançados ao chão embalagens descartáveis, beatas de cigarro, copos de plástico e que pela sua dimensão e leveza vão confluir no mar. Provocando a sua contaminação e entrando na cadeia alimentar dos animais marinhos.

O “Ecocabide” consiste na divulgação da funcionalidade dos três ecopontos e da importância da reciclagem. Este dispositivo é disponibilizado no recinto da festa e permite aos visitantes fazerem a correta deposição dos resíduos, promovendo a literacia da sustentabilidade.