Já se iniciaram as obras de construção do Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins

O novo centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins terá quatro unidades de saúde familiar independentes que vão servir cerca de 62 mil pessoas. Será um dos maiores do país.

Já se iniciaram as obras para a construção de um dos maiores Centro de Saúde do país, na freguesia de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra, localizado em terrenos da antiga fábrica da Messa, na Rua das Eiras, por trás do Serviço de Urgência Básica (SUB), em Mem Martins.

Depois de atrasos vários, a autarquia de Sintra teve ainda de repetir o concurso público para a construção do novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins. O empreiteiro que ganhou o concurso, no início de 2018, desistiu da obra, depois de ter esperado mais de um ano para o ato de consignação, que permitia iniciar a construção dos edifícios.

Ainda assim, o município alertou o governo, em setembro do ano passado, para o atraso no início da construção do novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Sintra, lembrou que a autarquia lançou o concurso público, de cerca de 4 milhões de euros, para a empreitada e podia começar a obra de imediato, no entanto estava a aguardar, há vários meses, a publicação de uma portaria para poder iniciar a obra que considerava ser “uma das mais importantes no nosso município”.

“Temos tudo pronto para começar a construção, mas o processo está parado no Tribunal de Contas porque falta essa portaria”, alertou o autarca.

Finalmente as obras

O novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins fica localizado na antiga fábrica da Messa, em Mem Martins, e o equipamento terá constituído por quatro unidades de saúde familiar independentes, que vão servir cerca de 62 mil pessoas.

As quatro unidades serão compostas por 32 gabinetes de consulta e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento.

Recorde-se, foram demolidos 12 edifícios e um maciço em betão, zona onde agora se iniciaram as obras, naquele espaço, do novo Centro de Saúde, num investimento de cerca de 4 milhões de euros.

A Câmara de Sintra é responsável pela execução da obra, ofereceu o terreno e avançou com a demolição dos edifícios, para além de financiar 30% da totalidade do investimento.

O Governo financia os restantes 70%, estando a verba já prevista no Orçamento de Estado.

Fotografias: Sintra Notícias