Pianista Anna Fedorova no Palácio Nacional de Queluz

FESTIVAL DE SINTRA | Concerto dedicado a Chopin, esta sexta-feira, dia 20 de setembro, às 21h30.

A pianista Anna Fedorova traz ao Palácio Nacional de Queluz um concerto totalmente dedicado a Chopin, esta sexta-feira, dia 20 de setembro, às 21h30.

A portentosa pianista russa, com uma carreira fulgurante na cena internacional visita Sintra pela primeira vez, para um concerto com o sabor do improviso romântico e das evocações poéticas que associamos ao universo icónico de Sintra.

Chopin – o mito romântico: o sentido de improvisação, a hipersensibilidade e a melancolia, o piano como confidente, a nostalgia da música da sua Polónia natal como inspiração musical. É à música do poeta do piano, o revolucionário do instrumento rei do século XIX que Anna Fedorova irá dedicar o seu recital.

Anna Fedorova é uma das mais destacadas jovens pianistas da atualidade. Desde cedo que demonstrou uma maturidade inata e capacidade musical fora do comum. A sua carreira internacional iniciou-se ainda jovem, com críticas a louvar a sua capacidade de surpreender totalmente as audiências com a sua musicalidade, técnica e expressividade.

Com mais de 20 milhões de visualizações, a gravação ao vivo de Anna do 2.º concerto de Rachmaninoff no Royal Concertgebouw, em Amesterdão, tornou-se o concerto clássico mais visto no Youtube. É presença regular em transmissões ao vivo no canal holandês de música clássica, AvroTros.

“Da Corte às Ruas”

“Da Corte às Ruas” é o mote para a 54.ª edição do Festival Internacional de Música de Sintra, que se realiza até 1 de outubro, com orquestras, coros e artistas, com concertos em diferentes locais do concelho.

Da igreja aos palácios, dos salões da burguesia à ópera, a inspiração criativa apropriou-se indiscriminadamente dos estilos, que se alastraram aos teatros, bairros populares e à música doméstica. A música sempre foi parte importante do quotidiano das comunidades a que ninguém fica indiferente.

A 54ª edição do Festival de Sintra será a celebração da influência entre o velho mundo e o clássico e as sucessivas novas práticas sociais que acompanharam as mudanças para a modernidade.

Este festival é organizado pela Câmara de Sintra com o apoio da Parques de Sintra Monte da Lua. Toda a programação e bilheteira em: www.festivaldesintra.pt