Largo fronteiro ao Palácio Nacional de Sintra | Foto: Bombeiros de Sintra - arquivo

A Câmara de Sintra determinou hoje por unanimidade, a interdição do trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra, desde as 00h00 do dia 12 de setembro (quinta-feira) às 23h59 do dia 13 de setembro (sexta-feira), devido ao “alerta amarelo” determinado pela Proteção Civil e na sequência da previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que aponta para o concelho de Sintra “risco de incêndio florestal”.

O IPMA prevê nos próximos dias um “aumento da temperatura atmosférica, redução dos níveis de humidade e aumento da intensidade do vento” e colocou o concelho de Sintra em “risco de incêndio florestal”, refere nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Na sequência destas condições meteorológicas, a Câmara de Sintra aprovou por unanimidade, “acionar a interdição de trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra”.

Ainda assim, a autarquia esclarece que, continuam a poder circular veículos de moradores e de empresas aí sediadas, transportes públicos de passageiros (todos os veículos titulares de alvará emitido pelo IMT que realizam o transporte de passageiros), veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

Mapa da interdição: http://bit.ly/interdicaoserrasintra (em atualização)

A situação de interdição do trânsito nas vias municipais do Perímetro da Serra de Sintra, “será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar”, explica a autarquia.

De forma a melhorar a mobilidade dentro da Vila de Sintra e a responder ao fluxo de visitantes, a Câmara de Sintra informa que “é disponibilizado transporte gratuito dos dois parques de estacionamento periféricos, localizados na Portela de Sintra e na Cavaleira, para a estação de comboios de Sintra. Na estação de comboios de Sintra, o visitante já terá acesso aos serviços de ligação aos pontos de interesse turístico da região.”

A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caraterizada por um elevado número de visitantes. “Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal”, pode ler-se no comunicado.