Já estão em curso as obras de consolidação e estabilização da “arriba norte” das Azenhas do Mar, na Freguesia de Colares, no concelho de Sintra.

A intervenção, que representa um investimento na ordem dos 2 milhões de euros, tem como objetivo a estabilização da arriba, consolidação de blocos em risco de cair e dar segurança às construções no topo da arriba.

Esta empreitada será executada no âmbito da colaboração com o município de Sintra e prevê que os trabalhos sejam executados, até abril de 2020.

A obra visa a adoção de “um conjunto de soluções e técnicas de proteção e tratamento da arriba norte, com vista a minimizar o risco decorrente da respetiva geodinâmica”, explicou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em maio de 2019.

De acordo com a mesma entidade, a intervenção visa promover “as condições de segurança exigíveis à permanência e circulação de pessoas e bens nas áreas de risco, nomeadamente no núcleo urbano das Azenhas, no topo da arriba, na piscina oceânica da praia das Azenhas do Mar e zona envolvente”.

A empreitada, contratada pela APA à Mota-Engil, por cerca de dois milhões de euros, conta com 85% de financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A Câmara de Sintra já concluiu a requalificação do miradouro sul das Azenhas do Mar, com limitação do acesso automóvel e criação de um espaço de estacionamento.

Miradouro nas Azenhas do Mar, em Colares

Recorde-se, a instabilidade da arriba levou, em 2014, a trabalhos de consolidação e demolição do ‘snack-bar’ abandonado no miradouro, pela APA, com construção de um muro de proteção na “boca do Ancão”, para travar a erosão junto à estrada na proximidade da escola primária das Azenhas do Mar.