Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde em São João das Lampas

O programa apresenta bailes, teatros, fados, artistas conceituados, bandas filarmónicas, espetáculos de variedades, ranchos folclóricos, entre outras atividades, com entrada livre.

A partir deste sexta-feira, dia 30 de agosto até 8 de setembro, decorrem as Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, em São João das Lampas, no concelho de Sintra.

Este ano o programa apresenta bailes, teatros, fados, artistas conceituados, (Quim Barreiros, Olavo Bilac, David Antunes, Sons do Minho e King of Magic), bandas filarmónicas, espetáculos de variedades, ranchos folclóricos, entre outras atividades com entrada livre.

As festas realizam-se no Largo de São João das Lampas, um amplo relvado que recebe os espaços de divertimentos, bancas de restauração, vendedores ambulantes e artesãos.

Processião em honra de Nossa Senhora da Saúde, em São João das Lampas | Foto: Sintra Notícias – arquivo

As comemorações organizadas pela Paróquia de São João das Lampas, e o apoio da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugeme e Câmara de Sintra, cumpre uma tradição secular.

Segundo os registos existentes no arquivo do Patriarcado de Lisboa o culto a Nossa Senhora da Saúde na Paróquia de São João das Lampas é o segundo mais antigo, remontando ao século XVI.

Esta a maior paróquia do Patriarcado de Lisboa em extensão geográfica, cerca de 57.294 quilómetros quadrados, composta por 43 localidades.