“Festival de Estátuas Vivas” este fim de semana em Sintra

Estar imóvel é uma arte e serão apresentadas figuras da cultura e história da cultura sintrense assim como figuras da tradição popular.

Entre o Centro Histórico de Sintra e o MU.SA- Museu das Artes de Sintra, com passagem pela Volta do Duche, Estefânia e Jardim da Correnteza, realiza-se este fim de semana, dias 24 e 25 de agosto, mais uma edição do “Festival de Estátuas Vivas”, reunindo artistas de rua que se propõem realizar performances de imobilidade expressiva.

Ao longo de percurso, o público vai cruzar-se com uma “espécie de galeria de arte ao ar livre”, onde se encontram artistas conceituados, desta arte urbana, premiados quer no panorama nacional quer internacional.

Foto | DR CMS – arquivo

“Os artistas presentes, sem o recurso à palavra, irão encarnar personagens de um ambiente romântico, barroco, histórico e de natureza, criando um ambiente recheado de surpresas, seja pelo impacto visual que suscitam junto dos transeuntes, seja pela atrativa caracterização e indumentária das personagens que representam”, adianta a Câmara de Sintra, que organiza a iniciativa pelo sétimo ano consecutivo.

Este ano, o festival reúne 31 célebres artistas de várias nacionalidades, sublinhando-se a componente internacional do evento. No entanto, a temática que todos vão explorar será bem regional: vão ser encarnadas “personagens ligadas ao romantismo, natureza e história de Sintra“, assim como figuras da tradição popular.

Sublinhe-se, o Festival de Estátuas Vivas de Sintra, tem ao longo das suas edições, vindo a atrair cada vez mais público, apelando à surpresa e ao encantamento dos sentidos pelas propostas dos artistas/estátuas.