Festivais do Leitão e do Caracol em destaque este fim de semana

FORA DE CASA | O Festival do Leitão de Negrais e o Festival do Caracol em Nafarros são uma excelente oportunidade para os amantes destas iguarias visitarem Sintra este fim de semana.

Festival do Leitão em Negrais | Foto: Rui Maximiano - facebook

O Festival do Leitão de Negrais, realiza-se de 26 a 28 de julho, no Largo do Rossio, nos Negrais. Este festival tem por objetivo a promoção do leitão como produto gastronómico, embaixador de costumes e tradições e um dos suportes económicos da atividade empresarial da freguesia pelo público em geral.

O pavilhão de Nafarros vai receber a 4.ª edição do Festival do Caracol, de 24 e 28 de julho, o maior certame do concelho de Sintra inteiramente dedicado aos amantes desta iguaria. Além da gastronomia, o Festival do Caracol conta, ainda, com artesanato e animação musical.

O Largo de São João das Lampas vai ser palco da 38.ª Exposição Canina Nacional de Sintra e a 36.ª Exposição Canina Internacional de Sintra, que se realiza de 26 a 28 de julho. Durante três dias vai ser possível apreciar os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e estrangeiros.

Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra é a mostra que está patente no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, onde se reúnem mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história recente, ou seja, desde meados do 6.º milénio (Neolítico antigo) até finais do 3.º milénio A.C. (Calcolítico final).

O Poetry Slam regressa à Biblioteca Municipal de Sintra, no próximo dia 27 de julho, a partir das 15h30. Trata-se de uma forma de dizer poesia em público, disfarçada de competição. Esta sessão contará com a realização de um workshop de escrita criativa para graúdos e miúdos (15h30 – 17h00), competição e open mic/microfone aberto (17h00 – 19h30).

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra tem patente a exposição “O Espaço ilimitado da pintura” obras da coleção de Nadir Afonso, que se insere nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, datado de 4 dezembro de 1920. Grande parte das obras expostas são da coleção de Laura Afonso, viúva do pintor, e da Fundação Nadir Afonso.

Fotografia: Rui Maximiano – Facebook