Sem pedir nada em troca, mais de 90% dos bombeiros em Portugal são voluntários. Homens e mulheres de tempera, que colocam tantas vezes a sua vida em risco para combater as chamas ou ajudar o próximo.
Nasceram há quase 650 anos a partir de estruturas associativas e chegaram até aos nossos dias. São também socorristas, transportam doentes, atuam em situações de risco e estão disponíveis 24 horas.
São o principal agente da Autoridade Nacional de Proteção Civil e, apesar de ganharem maior destaque nos meses quentes de verão, só 7% da sua atividade é que está relacionada com fogos florestais.
Na maioria das vezes não recebem salário e o que fazem, é por gosto, pela paixão por uma profissão sem igual.
Felizmente o município de Sintra tem sido um exemplo nacional na forma como reconhece e respeita os seus bombeiros voluntários, que se distribuem por nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários: Agualva-Cacém, Algueirão-Mem Martins, Almoçageme, Belas, Colares, Montelavar, Sintra, S.Pedro de Sintra e Queluz.
Tudo vem a propósito de um vídeo, realizado pelos Bombeiros de São Pedro de Sintra, “dedicado a todos os homens e mulheres que servem a nossa sociedade, de uma forma abnegada e sem medos. Acima de tudo, às nossas famílias e amigos“, vídeo que o SINTRA NOTÍCIAS não pode deixar de partilhar.
“Neste verão, não nos abrigue a deixa para trás quem mais amamos”
- Vídeo: Bombeiros de São Pedro de Sintra