[ATUALIZADA]. Já está controlado e em fase de rescaldo o incêndio que ao final da tarde deflagrou no Monte da Parada, na freguesia de Rio de Mouro, muito perto de zonas de habitação.
O vento forte que se fez sentir, empurrou o fogo no sentido do Cacém, em zona de mato que separa as duas freguesias do concelho de Sintra.
O Sistema de Proteção Civil, mobilizou para o local muitos meios, envolvendo todas as corporações de Bombeiros do concelho, nomeadamente de Algueirão-Mem Martins, Sintra, Almoçageme, Sintra, Belas, São Pedro de Sintra, Agualva-Cacém, Montelavar, Colares e de Barcarena (Oeiras).
Numa fase inicial o helicóptero H38 (Vídeo) foi um meio importante, conseguindo fazer seis descargas, mas com o cair na noite, deixou de operar.
Segundo fonte da Proteção Civil, ao SINTRA NOTÍCIAS, “a reação muito forte de todas as corporações de Bombeiros do município de Sintra, foi decisiva para resolver este problema, assim como a intervenção do helicóptero”.
Não há registo de feridos e as causas estão por apurar.
O alerta foi dado pelas 20h06, numa zona de mato, que envolve 31 veículos apoiados por 103 homens. Às 21h22, o incêndio foi dado com extinto.
Fotografias: Incêndio no Monte da Parada, em Rio de Mouro às 20h43
(Notícia atualizada, às 22H46)
Vídeo: Incêndio está a ser combatido com ajuda de helicóptero