Parques de Sintra participa em programa de inovação do Turismo de Portugal

Pretende reforçar o posicionamento de Portugal como plataforma de empreendedorismo e experimentação.

Teve lugar esta segunda-feira a reunião de kick-off da terceira edição do programa de aceleração de startups “The Journey – Global Tourism Inovators”, dedicado ao desenvolvimento de inovação na indústria do Turismo, em que a Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. é parceira.

A edição deste ano tem como parceiros a Parques de Sintra, entidade gestora de um significativo conjunto de equipamentos culturais em Sintra, dois importantes grupos nacionais dos setores da hotelaria e dos transportes, o Grupo Vila Galé e o Grupo Barraqueiro, e a Unicre, como data partner.

O programa desenrola-se ao longo de 8 meses, no fim dos quais as startups selecionadas terão desenvolvido soluções sob o mentorado da Beta-i e o acompanhamento próximo das entidades parceiras.

Os desafios propostos centram-se na melhoria da qualidade da experiência do viajante, na oferta integrada e inteligente dos diferentes serviços inerentes à jornada do visitante e no desenvolvimento sustentável.

As startups melhor qualificadas para responder a cada um dos desafios são selecionadas pela Beta-i e convidadas a realizar um pitch online para as entidades parceiras correspondentes.

A edição anterior deste programa, “The Journey 2.0”, recebeu 104 candidaturas de startups provenientes de 32 países, do que resultou o desenvolvimento de 17 soluções piloto. Em atividade desde 2010, a Beta-i é uma das aceleradoras de startups mais ativas na Europa. Tem como missão alavancar o empreendedorismo e gerar uma cultura de inovação.

Fotografia: ©PSML-Wilson Pereira