O Festival Aura Sintra 2019, está de regresso ao Centro Histórico da Vila de Sintra de 1 a 4 de agosto – conte com videomapping, instalações audiovisuais e esculturas de luz. 

Vai ser difícil perder-se pelas ruas e ruelas de Sintra com a luz – matéria-prima e o meio de criação neste festival – que vai iluminar a vila durante quatro dias, das 21h00 às 00h00, com entrada livre.

O AURA, que tem trazido a cada edição mais de 30 mil visitantes, apresenta um programa internacional com intervenções artísticas entre a Volta do Duche e a Quinta da Regaleira. 

Este ano há novidades, a começar pelo AURA Lounge, uma estrutura em cúpula que terá programação de vídeo e áudio e projecções a 180 graus. Outra novidade é também um espaço de encontro entre os artistas e o público, o AURA Talks, que será palco de várias conversas entre as 16h00 e as 19h00 no dia 3 de agosto.

A proposta é uma caminhada pelas ruas de Sintra, onde vai encontrar ao longo do percurso esculturas iluminadas, projecções de documentários e videomapping em cenários não convencionais, instalações interactivas e passeios guiados.

Sérgio Costa (Kosuta) apresenta no Largo Carlos França a obra Criaturas Marinhas, uma instalação audiovisual construída a partir de uma projeção, e DJ Tiago e os VJ Miguel Osório e Wize, apresentam-se no âmbito do programa COLMEIA, com curadoria de DJ Johnny – todos filhos da terra. 

O festival traz pela primeira vez a Portugal o projecto GAIA, do britânico Luke Jerram, conhecido pelas obras de grande escala no espaço público e cujas obras integram a colecção do Metropolitam Museum of Art, em Nova Iorque, e a Wellcome Collection, em Londres.

GAIA apresenta uma imagem de satélite da NASA da superfície terrestre, que lhe permite ver o nosso planeta em três dimensões.

Imperdível!