Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objetos em Agualva

Hoje o festival vai acontecer, estar no Largo da República, em Agualva, junto aos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, com acesso livre.

Em Agualva e Mira Sintra decorre a 2.ª edição da MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objetos de Sintra, com marionetas vindas de oito países, um workshop de máscaras, exposições, conferências, cinema e muita animação, iniciativa que decorrer até 14 de julho.

Hoje o festival vai acontecer, estar no Largo da República, em Agualva, junto aos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, com acesso livre.

Este ano, o festival inclui na sua programação companhias de Portugal, Espanha, França, Grécia, Bulgária, Reino Unido, República da Coreia e Brasil, um conjunto de espetáculos para todas as idades que decorrerão nas ruas, praças e jardins de Agualva e Mira Sintra.

Programa para, sábado, 6 de julho

Animação | BOMBOLSKA – 21h00

  • Duração: 30 minutos | Público: todas as idades. Animação com os Bombolska, um trio de percussão que vem de Lisboa. Os Bombolska são Victor Silva, Marco Gomes e Ian Carlo Mendoza.

Cabaret on Strings | SOULMADE THEATRE COMPANY (Bulgária) – 21h30

  • Um colorido conjunto de marionetas de cabaret, que misturam as danças búlgaras tradicionais e modernas. Aqui podemos encontrar personagens muito conhecidas de todos nós: Elvis Presley, Can-Can e bailarinas do ventre, pinóquio, bailarina, palhaços, Charlie Chaplin que criam um extraordinário espectáculo. No final, temos a oportunidade de ver a dança búlgara Ratchenitsa , apresentada pelo conjunto folclore de marionetas chamado “By the Draw Well”.

Jovan | BUFOS PUPPET THEATRE (Grécia) – 22h00

  • Jovan, um contemporâneo, é o herói deste espetáculo. Ele prepara o seu café e inicia a prática do seu amado “bouzouki”. É esta a rotina diária para Jovan, no entanto, desta vez os eventos tomam um rumo inesperado, revelando o seu caráter rebelde e pouco convencional, bem como a sua paixão latente pelo rock. Jovan está em constante interação com os espectadores. Ele sente que o público mostra muito mais compreensão sobre a sua personalidade, do que as duas pessoas misteriosas vestidos de preto atrás dele…
Lost love | CIE ALAS NEGRAS (França) – 22h30
  • Um escritor perde a sua inspiração e o amor da sua vida ao mesmo tempo… Ele dorme… entre sonhos e memórias será ele capaz de virar a página? Este espetáculo onírico faz-nos mergulhar nas aventuras de uma personagem cujos pensamentos nos fazem viajar para terras de poesia. Memórias ou imaginação? Um mundo de fantasia cheio de suavidade e capaz de mostrar o incrível poder da imaginação, como fonte de vida.

Alforria | BOCA DE CÃO (Portugal) – 23h00

  • Alforria, é um espectáculo em viagem, onde o público poderá surpreender-se com a decisão da procura de uma vida mais feliz. Xica e Tibério são trabalhadores incansáveis, que viviam escravizados. Porém, aos olhos de Silvestre, o simpático javalicão, descobriram que a amizade e a coragem são os guias do coração. Dentro e fora da carroça mostra-se a vida e o acto de viver rumo à liberdade. Espectáculo de teatro de rua, com marionetas de manipulação direta e sombras.

A MIMMOS regressa às ruas 
de Agualva e Mira Sintra 

Depois da 1.ª edição da MIMMOS, em 2017, em que os Valdevinos Teatro de Marionetas comemoraram 20 anos e 2 anos de actividade da Casa da Marioneta, é agora com ainda mais maturidade que promovemos a 2.ª edição da MIMMOS, em 2019, para voltar a encher as praças e ruas entre Agualva e Mira Sintra. 

A exposição desta edição da MIMMOS pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido na área de construção de marionetas realizado por Jorge Cerqueira nos últimos anos.

A mostra é composta por um número médio de 12 marionetas, apresentadas em expositores próprios, bem como algum material gráfico, tais como desenhos, esboços e fotografias, que permitirão ao visitante obter um melhor enquadramento do processo criativo.

A programação inclui espetáculos de teatro, animação, formação e exposição, a serem apresentados em diversos espaços da freguesia de Agualva e Mira-Sintra, devolvendo o espaço público à comunidade através de uma oferta cultural de qualidade, aberto a todo o público e para todas as idades.

Com exceção da exposição e formação, todos os restantes eventos decorrem ao ar livre, para uma maior vivência das ruas e espaços verdes, nomeadamente no Jardim da Anta, no Parque Urbano de Mira Sintra e no Largo da República.

A Câmara de Sintra apoia a Companhia de Teatro Valdevinos na realização da 2ª edição da mostra internacional de marionetas, máscaras e objetos de Sintra.