Sintra entrega Medalha de Mérito a Cardim Ribeiro e Rui Santos

DIA DO MUNICÍPIO | Inaugurações, workshops, exposições, feiras e festas, são algumas das iniciativas em destaque no concelho de Sintra, que se iniciam nos Paços do Concelho, com a atribuição de medalhas de Mérito a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais.

Autarquia vai atribuir a Medalha de Mérito a José Cardim Ribeiro e Rui Santos

As celebrações do Dia do Município, que se assinala este sábado, dia 29 de julho, começam com a cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, às 10h00, seguida por uma intervenção do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Ainda nos Paços do Concelho, às 10h35 serão entregues Medalhas de Mérito Municipal e condecoração do Estandarte da Polícia Municipal, bem como de diversas entidades.

Os agentes da Polícia de Segurança Pública da 66.ª Esquadra de Agualva-Cacém, António Mendes Torres, Vítor Capelas, Diogo Lavinas e Mário dos Santos Silva, vão receber uma Medalha de Mérito Municipal Grau Prata, na Classe de Segurança Pública.

José Cardim Ribeiro, após 40 anos dedicados ao serviço público na Câmara de Sintra, onde liderou numerosos e significativos projetos na área da proteção e salvaguarda do Património Cultural, o ilustre Professor já em situação de reforma, será distinguido com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação.

Também ser agraciado com a Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro, na Classe de Serviço Público, Rui Santos, ex-presidente da Junta de Freguesia de Colares, personalidade muito estimada, considerada e disponível para abraçar a causa pública, quer como autarca, ex-deputado municipal, pela sua proximidade junto do Movimento Associativo, Desportivo e Cultural no concelho e em particular na freguesia Colares, onde reside.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, Luís Manuel Pimentel da Costa e o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Colares, Luís Manuel Martins Recto vão receber a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, na Classe de Socorro e Proteção Civil.

Também serão distinguidos 17 funcionários da Câmara Municipal de Sintra com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação, pelos 40 anos de serviço à causa pública.

Recorde-se, as Medalhas de Mérito Municipal destinam-se a agraciar pessoas singulares ou coletivas, por atos ou serviços considerados importantes, relevantes ou excecionais, de onde advenham assinaláveis benefícios para o renome do município, para a honra da sua história ou para o seu desenvolvimento futuro que contribuam para o engrandecimento e dignificação do município.

  • Às 11h00, nos claustros da sede municipal, será inaugurada a exposição “Um novo Tempo para a Saúde em Sintra”, que permite ver a evolução dos centros de saúde e do novo hospital de Sintra que são pilares essenciais para a melhoria de vida dos munícipes.
  • No Parque da Liberdade, às 11h30, será homenageado o poeta, jornalista, tradutor, cultor da palavra recitada e dramaturgo, Jorge Telles de Menezes, falecido a 27 de agosto de 2018, com o descerramento de uma placa evocativa da vida e obra desta figura incontornável da cultura sintrense.
  • O Parque Municipal da Quinta do Pego Longo, na União de Freguesias de Queluz e Belas vai ser inaugurado às 12h15, com diversas atividades como zumba, jogos tradicionais, workshops e almoço aberto à população.
  • Os festejos terminam no Terreiro Rainha D. Amélia, em frente ao Palácio Nacional de Sintra, a partir das 19h00, para a atuação das Marchas Populares numa noite recheada de música e de cor.

ACasa de Chá e da Leitura – Hipopómatos na Lua realiza a última oficina de escrita criativa orientada por Carla Costa, no dia 29 de junho, das 16h00 às 17h00, na Biblioteca Municipal de Sintra.

APraia Grande e Praia das Maçãs vão ter uma “Biblioteca de Praia”, um espaço de leitura à beira mar, que disponibiliza ao público, livros, jogos e acesso wireless, de 29 de junho a 1 de setembro todos os dias, das 10h00 às 17h00.

OGrupo Coral de Queluz atua no Palácio de Queluz, no domingo, às 19h00, um espetáculo com entrada gratuita. O Grupo Coral de Queluz é uma associação cultural que tem como principais objetivos praticar e divulgar a música coral.

Até dia 30 de junho a Feira do Livro e das Tasquinhas estará presente no Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz. Esta iniciativa, de entrada livre, pretende promover o gosto pela leitura, associado ao prazer da degustação.

OLargo D. Fernando II continua com os festejos em honra de São Pedro de Penaferrim, padroeiro do município, até domingo. Com entrada livre, esta mítica festa vai ter muita música, artesanato, animação de rua e muito mais.

Aexposição de fotografia “Como eu te vejo…Sintra”, de Luís Rodrigues, está patente até dia 29 de junho, nos Paços do Concelho, em Sintra. Sendo um amante da Natureza e tendo como pano de fundo uma das mais belas serras de Portugal, Sintra foi desde sempre a sua maior inspiração.

OEspaço Ilimitado da Pintura é a exposição de obras da coleção de Nadir Afonso, patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, inserido nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, a 4 dezembro de 1920.

(Notícia atualizada, às 16h03)