A Câmara Municipal de Sintra deixou de utilizar o glifosato com herbicida no espaço público, respeitando assim o compromisso assumido por Basílio Horta em 2015.

A autarquia já está a utilizar um herbicida biológico, à base de extratos de plantas, com 500g/litro de ácido pelargónico, abandonando totalmente o uso de herbicidas com glifosato.

Segundo informação da autarquia “este herbicida é aplicado zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação onde haja plantas infestantes, plantas que crescem em locais onde não são desejáveis”.

O município começou em 2016 a testar alternativas ao glifosato

O município lembra que “as infestantes, crescem facilmente em meio urbano, nas vias de comunicação, passeios, bermas das estradas, jardins públicos ou linhas férreas” e o seu controlo “deve-se a diversos fatores, como a exigência da população, possibilidade de com o tempo causarem danos em infraestruturas, por razões operacionais nas vias férreas ou por poderem constituir abrigo de pragas ou doenças”.

A autarquia de Sintra esclarece também que “as instalações de armazenamento deste herbicida estão de acordo com a legislação em vigor e é colocado um aviso 48 horas antes da aplicação do herbicida, com informação do local, data, produto, nº de autorização de venda e cuidados a observar aos munícipes, conforme o modelo da Direção Geral de Alimentação e Veterinária”.

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, por proposta do presidente da autarquia em junho de 2015, a suspensão de aplicação de herbicidas tendo como componente ativo o glifosato.

O município assumiu nesse ano o objetivo de eliminar progressivamente a utilização de herbicidas contendo glifosato, tendo ficado estabelecido como objetivo central a redução de 20% ao ano do componente glifosato utilizado nos herbicidas em geral, tendo como referencia a quantidade de herbicida adquirido em 2013.

Basílio Horta assumiu na altura que, “em 2015 a quantidade máxima de herbicida adquirida não ultrapassa 80% da quantidade máxima adquirida em 2013; em 2016 não ultrapassará 60%; em 2017 não ultrapassará 40%; em 2018 ficará pelos 20% e em 2019 não se aplicará herbicida com glifosato no concelho de Sintra”. O objetivo foi agora alcançado.