SMAS de Sintra iniciam obra de saneamento em Camarões

A obra serve 1190 habitantes, tendo sido adjudicada à empresa, Lusisicó

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra iniciaram na última quinta-feira a empreitada de execução da rede de águas residuais domésticas de Camarões.

A construção da nova rede de esgotos em Camarões, na União de freguesias de Almargem do Bispo/Montelavar/Pero Pinheiro, está inserida na estratégia de sustentabilidade ambiental do SMAS de Sintra, permitindo desativar as fossas sépticas na zona.

“Os SMAS continuam a reforçar o investimento por todo o nosso município”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, que assume a presidência do conselho de administração do SMAS de Sintra.

“Este investimento, de cerca de 750 mil euros, revela bem que a nossa estratégia não está dependente dos votos ou das eleições, mas sim da correta e justa aplicação dos dinheiro público”, sublinhou Basílio Horta.

A obra serve 1190 habitantes, tendo sido adjudicada à empresa, Lusisicó, Construções S.A., por um prazo de execução de 360 dias e o valor de 750 mil euros.

Este investimento vai permitir a construção dos coletores de ligação às redes instaladas no âmbito das obras de legalização das AUGI, promovidas pelas associações de proprietários, ambas as bacias para ligação gravítica à futura ETAR dos Camarões.

Estão previstos instalar 3 mil e 559 metros de colector em PVC e a colocação de 770 metros em ferro fundido dúctil.

Está prevista ainda uma intervenção pontual na rede de abastecimento de água com a remodelação da conduta existente em fibrocimento, numa extensão de cerca de 90 metros, por uma conduta em PEAD. Os SMAS vão ainda intervir para beneficiar a eficacia da rede de drenagem da água residuais pluviais.

Também na quinta-feira foi iniciada a obra das novas redes de distribuição de água e saneamento no Bairro da Fonte Longa, junto a São Pedro de Sintra, num investimento superior a 600 mil euros.

Os SMAS de Sintra são o maior serviço municipal de água e saneamento em Portugal contando com mais de 188 mil clientes. A empresa está a investir durante o triénio 2018/2021 mais de 50 milhões de euros.

A empresa municipal definiu como uma das sua prioridades a redução das perdas de água. Nos últimos 5 anos os SMAS reduziram essa percentagem de 30% para cerca de 20%.