A Praia Grande, Adraga e S. Julião receberam a distinção de “Praia com Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. A distinção reconhece a qualidade da água destas três praias do concelho de Sintra como “Excelente”.

A Quercus distinguiu em todo o território nacional e insular, este ano, 375 praias com a classificação “Praia com Qualidade de Ouro”. A classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuída mediante a qualidade da água e respeitando os seguintes critérios:

  • Excelente qualidade da água nas quatro últimas épocas balneares, de 2014 a 2017;
  • Todas as análises realizadas na época balnear de 2018 deverão apresentar resultados melhores que o os valores definidos relativos à qualidade das águas balneares;
  • Na época balnear de 2018, não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência de desaconselhamento ou proibição da prática balnear ou de interdição da praia.

Esta avaliação da Quercus, não envolve qualquer processo de candidatura, e baseia-se apenas na qualidade da água das praias. A informação utilizada é a informação pública nacional disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Praia das Maçãs obtém idêntica classificação “Excelente” pelo terceiro ano consecutivo

De salientar que, segundo Agência Portuguesa do Ambiente a qualidade da água das praias de Sintra tem classificação de “Excelente” relativamente à época balnear de 2018.

O concelho de Sintra mantém, pelo oitavo ano consecutivo, quatro praias com qualidade da água “Excelente”, a Praia Grande, Magoito, Adraga e S. Julião. A Praia das Maçãs obtém idêntica classificação pelo terceiro ano consecutivo.