A StartUp Sintra, em Rio de Mouro, vai ser palco para a entrega da distinção de Sintra pelo seu 3.º lugar na Região de Lisboa, na VI Edição do Bloom Consulting Portugal City Branding Ranking, no dia 15 de maio, às 11h30.

A cerimónia conta com a presença do presidente Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e premeia Sintra pelo seu desempenho nos resultados na área do Turismo e Negócios.

O ranking baseia-se na medição do desempenho dos 308 municípios portugueses nas vertentes “Viver” (Talento), “Visitar” (Turismo) e “Negócios” (Investimento e Exportações).

O município de Sintra subiu um lugar na categoria regional viver tendo ultrapassado Cascais, revelam os dados da sexta edição do Portugal City Brand Ranking, divulgados o mês passado. O município sintrense ocupa agora o 6º lugar a nível nacional, tendo começado há quatro anos no 11º lugar da tabela.

A nível nacional Sintra sobe uma posição na categoria negócios. Também numa outra área, visitar, o concelho subiu um lugar, ocupando o 11º lugar a nível nacional. Na rubrica viver, Sintra manteve o 5º lugar do ano passado.

No que se refere a região de Lisboa, Sintra sobe para o 2º lugar na categoria viver e ultrapassa Cascais, relativamente ao ano passado. O município mantém o 3º lugar no ranking geral regional. Na categoria negócios e visitar ocupa também a 3ª posição.

Centro Histórico da Vila de Sintra

O Portugal City Brand Ranking distingue ainda o município de Sintra como o mais procurado a nível nacional no que respeita ao património histórico.

Recorde-se que o município de Sintra tem conseguido, desde a primeira edição em 2014, melhorar sempre o seu desempenho no Portugal City Brand Ranking, tendo começado há seis anos no 11º lugar da tabela.

O ranking consiste na medição de resultados e impacto da marca de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver). O ranking mede a performance e o impacto da marca de cada município.

Praia das Maçãs, Sintra

Segundo os promotores do estudo o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em factos concretos que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais e, também, a capacidade de atrair procuras online por todo o mundo.