Ação de sensibilização leva jovens de Sintra a descobrir o oceano

Dia 7 de maio, às 09h30, saída de campo na área marinha costeira - Praia do Magoito

Praia do Magoito, Sintra | Foto: arquivo

A autarquia de Sintra, organiza esta terça-feira, dia 7 de maio, na praia do Magoito, uma ação de educação e sensibilização ambiental com 60 jovens do concelho.

Enquadrada no projeto ambiental “Kids Dive – Mergulhar com Crianças, descobrir o Oceano”, esta iniciativa dá aos 60 alunos do concelho de Sintra a possibilidade de conhecer e mergulhar na área marinha costeira do Magoito com o acompanhamento de biólogos marinhos.

Num concelho com cerca de 25 quilómetros de orla costeira, pretende-se formar crianças e jovens no âmbito da “literacia do Oceano”, aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e as ameaças de que este é alvo.

Depois de diversas ações de sensibilização em sala de aula, batismo de mergulho e a presença no National Geographic Summit, este projeto culminará com uma visita ao Oceanário de Lisboa e a experiência única de mergulho e observação na área marinha da Praia do Magoito.

O “Kids Dive” é um programa educativo dirigido às escolas e destinado a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos. É coordenado pelo MARE/ISPA-IU (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida) em parceria com várias entidades de renome, como a National Geographic, o Oceanário de Lisboa, o Jardim Zoológico de Lisboa, o Aquário Vasco da Gama, a Nautilis-Sub e a APML – Associação Portuguesa de Lixo Marinho.