Seis milhões em obras dos SMAS de Sintra para Algueirão Mem Martins

Apresentado o projeto [já adjudicado] de construção de ecocentro, na zona de fronteira das freguesias de Algueirão-Mem Martins com a União das Freguesias de Sintra

O Plano de Investimentos dos SMAS de Sintra para a freguesia de Algueirão – Mem Martins, disponibiliza um valor global de seis milhões de euros, para a realização de várias obras, algumas já em curso.

Durante a “Presidência Aberta” à freguesia mais populosa do país, a Câmara de Sintra assinou um auto de consignação que inicia a empreitada de remodelação da rede de drenagem de águas pluviais na bacia da Rua do Coudel, em Mem-Martins, no valor de 405 mil euros.

Será remodelado e beneficiado o sistema de drenagem pluvial existente, de forma a aumentar a capacidade de transporte de água, minorando a ocorrência de inundações.

“Esta era uma obra há muito solicitada pela população, a necessidade de intervenção nas redes de distribuição de água surge devido à inadequação das redes existentes, ao elevado número de roturas, aos incómodos e prejuízos causados à população e na qualidade do serviço prestado às populações residentes”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Na ocasião, foi apresentado o projeto já adjudicado de construção de um ecocentro, na zona de fronteira das freguesias de Algueirão-Mem Martins com a União das Freguesias de Sintra.

Basílio Horta considera que “o ecocentro vem dar resposta às várias solicitações para recolha e deposição de materiais que não devem ser colocados no contentor indiferenciado”.

Os ecocentros são recintos fechados onde se pode depositar tudo aquilo que se coloca num ecoponto, bem como todos os resíduos de características diferentes ou de grandes dimensões, que combatem a deposição ilegal de resíduos e aumenta as recolhas seletivas, num investimento de 600 mil euros.

Obras

Sistema adutor Principal | Foto: SMAS de Sintra – arquivo

Está em concurso a remodelação da rede de distribuição com origem no reservatório de Ouressa, em que serão remodeladas as redes de abastecimento e ramais, substituindo as redes antigas em fibrocimento, com elevado número de roturas, por condutas em PEAD ou PVC, pelo valor de 1 milhão e 325 mil euros.

Também em curso está a construção da ciclovia e remodelação de redes de águas no Algueirão, substituindo as redes antigas em fibrocimento, com elevadas ocorrências de roturas, por novas, num investimento de três milhões de euros. Este é um concurso lançado em conjunto com a autarquia, assegurando a coordenação na execução dos trabalhos de remodelação das infraestruturas e a obra de construção da ciclovia.

Já estão concluídas as obras do reservatório das Mercês Novo, com reabilitação e reforço estrutural das duas células e câmara de manobras do reservatório, estratégicos para o abastecimento de água ao município, no valor de 569 mil euros.

A remodelação da câmara de manobras, e trabalhos de conservação e beneficiação dos reservatórios apoiado e elevado da Cavaleira, num investimento de 395 mil euros também já se encontra concluída.

O Plano de Investimentos das empreitadas dos SMAS na freguesia de Algueirão – Mem Martins ronda os seis milhões de euros.