CP repara automotoras para reforçar linhas de Sintra e Azambuja

Duas das oito automotoras para a linha de Sintra e Azambuja paradas desde 2013 vão para a oficina a partir de junho

A CP vai reforçar o material disponível para a linha de Sintra e Azambuja. Duas das oito automotoras elétricas encostadas desde 2013 em Campolide vão começar a ser reparadas em junho nas oficinas do Entroncamento da EMEF, a empresa que faz a manutenção do material ferroviário em Portugal.

Esta intervenção será crucial para a CP evitar as supressões de comboios nas horas de ponta numa das linhas mais utilizadas do país.

“No contexto do planeamento da atividade oficinal da EMEF, o qual tem em consideração, necessariamente, o défice de recursos humanos especializados para as operações de reparação e manutenção a desenvolver, estima-se que sejam recuperadas duas UQE 2400 no corrente ano. Estas intervenções pesadas serão iniciadas logo que exista capacidade disponível na EMEF para iniciar estes trabalhos, previsivelmente no final de junho“, referiu uma fonte oficial da empresa ao Diário de Notícias.

As duas UQE 2400 que vão começar a ser reparadas entraram ao serviço da CP em 1997 e deveriam ter feito a revisão de meia-vida em 2012, ao fim de 15 anos de atividade. Só que em 2013 a empresa decidiu encostar estas unidades em Campolide.

Nos últimos anos, estas automotoras têm servido como fonte de peças suplentes para reparar outros comboios. Estas unidades também se encontram “bastante degradadas por fora” porque têm estado expostas às condições atmosféricas, alerta a comissão de trabalhadores da CP.

A organização estima que serão necessários “até dois meses de reparação por cada unidade”.

Notícia completa no Diário de Notícias