Sugestões para “fora de casa”

Roteiro patrimonial no Museu de Odrinhas em destaque este fim de semana

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Este sábado, dia 13 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, realiza um roteiro patrimonial intitulado «De São Miguel à Terrugem», das 10h00 às 13h00. Para este passeio, foram escolhidas três relevantes igrejas do Concelho de Sintra: a Ermida de São Miguel de Odrinhas, a Capela de São Sebastião e a Igreja Matriz da Terrugem.

Chá…Chá…Chapéu! É um teatro para bebés, que será apresentado no palco do Auditório Acácio Barreiros do Centro Cultural Olga Cadaval, no dimingo, dia 14 de abril às 11h00.

Até dia 27 de abril, às sextas e sábados, pelas 21h30, é possível assistir à adaptação da obra grega “Helena”, do poeta trágico Eurípides, pelo teatro TapaFuros, em cena na Basílica Romana do Museu de São Miguel de Odrinhas. 

A Biblioteca Municipal de Sintra promove o workshop “Leituras em Família – Coelhinhos à mesa”, este sábado, dia 13 de abril, às 16h00, para famílias com crianças maiores de 4 anos. Os participantes, ao longo desta atividade, vão preparar a festa pTara comemorar a Páscoa. Ovos e coelhos, vão aparecer para enfeitar esta época.

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe a “Ópera Viaggiare Per Il Mondo Verdi”, no Auditório Jorge Sampaio, este sábado, 13 de abril às 21h30, este espetáculo é dirigido a maiores de 6 anos.

A Trincheira Teatro vai estar presente, no dia 13 de abril, pelas 21h00, com o espetáculo “Triste Sina de uma Coisa Feliz”, no Auditório Municipal António Silva, no Cacém. Esta peça não é a história do fado, nem uma história sobre o fado. É uma história de amor, melhor dizendo: do restolho do amor.

No âmbito do Ciclo de Folclore, a Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, recebe este sábado, às 17h00, a atuação do Grupo de Folclore “Os Camponeses” de D. Maria, com entrada gratuita. Esta iniciativa tem como objetivo promover e incentivar a atividade cultural no Concelho.

Ainda no sábado, pelas 21h30, o Centro Cultural Olga Cadaval vai ser palco para a “Ópera Viaggiare Per Il Mondo Verdi”. A narradora será Giuseppina, ex-mulher do compositor italiano, que convida as personagens de três obras de Verdi a comprovarem o seu criador. No decorrer do espetáculo, serão apresentados três a quatro momentos de cada uma dessas obras.

Inserido no ciclo de música barroca “Concertos de Primavera”, a Igreja da Terrugem acolhe o concerto “As Quatro Estações”, interpretado pelo Ensemble Barroco de Sintra, no dia 12 de abril, às 21h30, com entrada livre.

Vida e obra de Artur Anjos Teixeira é o nome da exposição temporária que que está patente até 5 de maio no Museu Anjos Teixeira. Nesta exposição será revelado um pouco da vida e obra de Artur Anjos Teixeira, um dos escultores mais importantes portugueses do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

Exposição “O Espaço Ilimitado da Pintura”, obras da coleção de Nadir Afonso está patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra e insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, a 4 dezembro de 1920.

  • (Em atualização)