Sintra no ‘top10’ dos municípios com melhores indicadores para investir, viver ou visitar

Lisboa e Cascais lideram 'ranking' nacional de desempenho económico, Sintra destaca-se na qualidade de vida

Foi divulgado o ranking que avalia os resultados e o impacto de todos os municipios portugueses (308) nas áreas do Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver).

Pelo sexto ano consecutivo Lisboa lidera o Portugal City Brand Ranking. Seguem-se Porto, Cascais, Braga e Coimbra nos cinco municípios com melhores indicadores.

O ‘top10’ é composto pelos concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Setúbal e Vila Nova de Gaia.

No ‘top 25’ dominam a regiões do Norte e de Lisboa, com sete municípios cada, seguidos pela região Centro, com cinco, e pelo Algarve, com dois. Açores, Madeira e Alentejo têm um município cada neste ranking.

Negócios (Investimento)

No que se refere aos Negócios (Investimento), o ranking considerou “a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas”.

Por setores de análise, e relativamente a “Negócios”, o “top 5” mantém-se inalterado em relação a 2018, sendo liderado por Lisboa, Porto e Braga, aos quais se seguem Cascais e Coimbra. Sintra está na sexta posição.

De acordo com a consultora, os primeiros cinco classificados mantêm as mesmas posições do ano passado neste setor.

Esta edição marcou a saída de Bragança e a estreia Vila Nova de Famalicão na lista dos primeiros 25 municípios relativa ao desempenho nos negócios.

Visitar (Turismo)

Na categoria “Visitar”, Lisboa, Porto e Funchal mantêm-se inalterados nas três primeiras posições. No ‘top 25’ deste item, destaca-se a Nazaré, que se fixou no quarto lugar, subindo três posições em relação a 2018, ano que atingiu o ‘top 10’. Em 2019, Évora obteve a “melhor posição de sempre nesta dimensão”, alcançando a 8.ª posição após subir dois lugares.

Em termos gerais, neste setor de análise verificou-se a subida de quatro lugares de Guimarães, atingindo a 16.ª posição, e as estreias de Loulé e Viana do Castelo no ‘top 25’, fixando-se nos 19.º e 25.º lugares, respetivamente.

Talento (Talento Viver)

Na categoria “Viver”, sobre condições de vida, a consultora destaca a entrada de Braga no ‘pódio’, subindo uma posição. Neste item as subidas mais importantes ficaram reservadas para o Funchal (que sobe 10 posições, ocupando o 14.º lugar) e para Viana do Castelo (que entra para a 22.ª posição, após uma subida de oito lugares). Nos dois primeiros lugares, mantêm-se a líder Lisboa e o Porto.

Outros dados

Quanto às descidas, a Bloom Consulting distingue a queda de três lugares de Cascais (que sai dos primeiros cinco lugares), bem como a de Torres Vedras, que cai oito lugares e sai pela primeira vez do ‘top 25’.

Ao nível regional, o Porto lidera a região Norte, Coimbra a região centro, Lisboa a região de Lisboa e Vale do Tejo, Évora a do Alentejo, Faro a do Algarve, Funchal a da Madeira e Ponta Delgada a dos Açores.

O Portugal City Brand Ranking examina o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na obtenção de novos investidores, residentes e turistas.

O estudo da consultora Bloom Consulting é realizado de acordo com variáveis como dados estatísticos, procura, pesquisas ‘on-line’ que tiveram como objeto o concelho em causa e desempenho ‘on-line’ através dos ‘sites’ e redes sociais de cada município.