Cidade de Agualva-Cacém recebeu intercâmbio europeu

Jovens de Portugal, Itália, Alemanha, Arménia e Letónia, participaram neste encontro para partilharem as suas visões de defesa do Património Cultural

Foto | CMS

A cidade de Agualva-Cacém esteve no centro da Europa, no âmbito da realização do intercâmbio Cherish – Cultural Heritage Ambassadors, que terminou no dia 10 de março.

Jovens de Portugal, Itália, Alemanha, Arménia e Letónia, participaram neste encontro para partilharem as suas visões de defesa do Património Cultural.

Durante a iniciativa, os participantes tiveram a oportunidade de explorar as diferenças culturais existentes no grupo de intercâmbio, partilhar a suas perceções e ideias sobre o trabalho desenvolvido nas suas regiões, desenvolver competências para a implementação de projetos socioculturais e criar um esboço de um plano de ação para as suas iniciativas locais. 

O projeto de intercâmbio teve o financiamento do programa europeu Erasmus+, representado em Portugal pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, e a parceria da Câmara de Sintra, no apoio e acolhimento no Centro Lúdico das Lopas e na oportunidade de visitar a Quinta da Regaleira.

Participaram ainda de forma ativa a Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, o Grupo de Dança Badja Sabi da Casa Seis, o grupo de Batucadeiras “Strelas di Cabo Verde, o grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Intergeracional de Agualva e Mira Sintra, a Escola Secundária Matias Aires e os alunos Estagiários do Curso Profissional de Fotografia,  o Instituto dos Missionários da Consolata e  a União de Freguesias do Cacém e São Marcos.

As organizações parceiras internacionais (Arch of Youth Opportunities NGO – Arménia, Culture Goes Europe (CGE) – Soziokulturelle Initiative Erfurt e.V – Alemanha, ASSOCIAZIONE DI PROMOZIONE SOCIALE JOINT – Itália, ESI LABS! – Letónia) incluindo os jovens líderes que acompanharam os grupos de participantes na sua vinda a Portugal.