Este sábado vai decorrer mais uma “Visita Guiada”, desta vez com o Historiador, João Rodil no trilho dos mistérios e segredos da Centenária Quinta da Ribafria em Sintra.

Uma boa oportunidade para conhecer a maravilhosa história de Gaspar Gonçalves Ribafria. Foi Cavaleiro da Ordem de Cristo, durante muitos anos prestou bons e contínuos serviços ao Rei D. Manuel I de Portugal e, também, a seu filho D. João III de Portugal, com muitos trabalhos e vigílias e com toda a lealdade, fidelidade e amor.

O Solar de Ribafria foi mandado edificar em 1541, na quinta do Lourel, por Gaspar Gonçalves, a quem D. Manuel I, atribuiu alvará e brasão de armas, sendo um exemplar magnífico da arquitectura civil manuelina.

João Rodil, historiador

Da imponente construção, destaque para uma torre seiscentista, que segundo reza a lenda, “para que o proprietário de Ribafria dali pudesse avistar aPenha Verde, que lhe pertencia, como descendente do fundador D. João de Castro”.

João Rodil, Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, é o autor entre outros de “Serra, luas e Literatura” ,”Sintra na obra de Eça de Queirós”, “Janas – Uma Aldeia, Um Clube, Uma História”, “Os Dias do Corvo” e mais recentemento do programa: “Portugal Culto e Oculto”, da RTP 2.

INSCRIÇÕES

• Para efeitos de inscrição / seguro é obrigatório para todos os participantes que podem enviar e-mail com nome completo /data de nascimento e contacto telefónico para: geral@andamento.pt ou obter mais informações para: 914 175 398

PONTO DE ENCONTRO:

  • Portão da Quinta da Ribafria – Estrada da Várzea.
  • Coordenadas : 38.815826, -9.377932
  • Local de encontro com rede móvel.