Os concertos no Palácio da Pena começam esta sexta-feira, 1 de março, com um recital de violino e piano por Bruno Monteiro e João Paulo Santos. É uma oportunidade para ouvir diversas peças de violinistas virtuosos.

Na noite seguinte, 2 de março, os “Serões Musicais no Palácio da Pena” continuam com um recital pela pianista Marta Menezes. A jovem intérprete tem vindo a divulgar internacionalmente a obra de José Vianna da Motta e o programa que traz para a sua estreia no Palácio da Pena reflete esse trabalho.

No primeiro serão, na sexta-feira, 1 de março, às 21h00, o Salão Nobre do Palácio recebe o violinista Bruno Monteiro acompanhado porJoão Paulo Santos, no piano, naquela que é uma das colaborações em música de câmara mais duradouras em Portugal. Neste concerto, apresentam o programa “O violino entre o profundo e o superficial”, no qual empreendem uma viagem que atravessa a quase totalidade do século XIX.

O programa inaugural dos “Serões Musicais no Palácio da Pena” exploradois âmbitos: sonatas de Mendelssohn e de Brahms e peças breves de violinistas virtuosos, como Wieniawski, Kreisler ou Sarasate. No Palácio da Pena ouvir-se-á ainda uma peça ‘salonesque’ do português Luiz Barbosa, pai do violinista Vasco Barbosa (1930-2016) e da pianista Grazi Barbosa (1922-2012).

“À sombra’ de Vianna da Motta”

No sábado, 2 de março, às 21h00, a jovem pianista Marta Menezes apresenta “Um programa ‘à sombra’ de Vianna da Motta”, que homenageia a figura de José Vianna da Motta, protegido do rei D. Fernando II e da Condessa d’Edla. No programa, obras deste autor figuram ao lado de composições de Beethoven, Liszt e Chopin.

Os Serões Musicais prolongam-se até 30 de março, todas as sextas-feiras e sábados, no Salão Nobre, espaço com uma capacidade de 80 lugares.

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que prossegue em maio com os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em outubro e novembro.

O ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena”, têm a direção artística de Massimo Mazzeo.

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.

Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt

M/6