Fundação AFID Diferença nas ‘Special Olympics World Summer Games’

É a primeira internacionalização de Pedro Passos, atleta da Fundação AFID Diferença

A Fundação AFID Diferença leva um dos seus atletas à Special Olympics World Summer Games em Abu Dhabi, na modalidade de natação.

As Special Olympics World Summer Games são um evento desportivo concebido unicamente para as pessoas com deficiência intelectual organizado pelo Movimento das Olimpíadas Especiais.

Esta será a primeira internacionalização de Pedro Passos, atleta e cliente da Fundação AFID Diferença, e participante regular nas provas do Special Olympics Portugal das Olimpíadas Especiais Portugal, na modalidade de natação.

Nascido em 1995, Pedro Passos começou a nadar enquanto criança até adquirir as técnicas de nado vindo a deixar a modalidade algum tempo depois. Em 2005, Pedro passa a ser cliente do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Fundação AFID Diferença e o seu regresso à natação acontece através da AFID Sport, programa desportivo da Fundação. Desde essa altura nunca faltou a uma prova em que a equipa tenha participado, obtendo sempre lugares de destaque. Em 2018 obteve mais de 12 pódios conseguidos, sendo 8 deles de 1º lugar.  Pedro Passos Nada todas as técnicas, sendo livres (crawl) e mariposa os estilos favoritos.

Elaborado para os clientes de CAO da Fundação AFID Diferença, a AFID Sport surge para dar uma melhor resposta às necessidades dos clientes a nível desportivo. Caracteriza-se por ser uma resposta especializada que visa o acompanhamento nas diversas atividades desportivas, quer no âmbito do lazer, manutenção ou competição.

Para além desta vertente pretende-se criar também uma entidade capaz de prestar apoio e organizar eventos desportivos bem como ações de sensibilização.

Este ano, os Special Olympics World Summer têm lugar em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos de 14 a 21 de março, onde se prevê a participação 7.000 atletas de 170 países, onde se inclui Portugal e de cerca de 20.000 voluntários. A Comitiva Portuguesa é composta por 48 elementos, sendo 31 atletas.

As Special Olympics World Summer Games são um evento desportivo concebido unicamente para as pessoas com deficiência intelectual organizado pelo Movimento das Olimpíadas Especiais