Começou o período de infestação dos pinheiros pela processionária, vulgarmente conhecida como ‘lagarta do pinheiro’, a qual pode levar ao aparecimento de urticárias agudas de contacto, sobretudo em ambientes escolares.
Como forma de prevenção, recomenda-se à população que evite passear em locais onde existam pinheiros, durante os meses janeiro a maio, ou levar a passear animais de estimação durante este período.
O contacto com a processionária do pinheiro (bravo e manso) causa diversas alergias, tais como: irritação na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, com gravidade dependendo de cada pessoa.
Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Sintra recomenda que seja consultado de imediato o posto médico mais próximo ou através do telefone do Serviço Nacional de Saúde (SNS): 800 24 24 24.
Como identificar:
- Lagartas que estão em crescimento ativo e constroem os ninhos de Inverno designados vulgarmente novelos de seda;
- As lagartas completamente desenvolvidas abandonam os ninhos e descem as árvores para se enterrarem no solo.
- Normalmente andam umas atrás das outras em procissão, dai o nome processionária.
A autarquia de Sintra aconselha a todos – especialmente crianças – evitar ao máximo o contacto com estas lagartas ou semelhantes, nas árvores ou no solo.
Sempre que sejam identificados ninhos ou lagartas informe a Proteção Civil Municipal de Sintra – 219 105 880.