Os serviços de intervenção local da União da União das Freguesias do Cacém e São Marcos, na cidade de Agualva-Cacém, já está funcionar, na limpeza de lixo e ‘monos’, junto aos Ecopontos e um pouco por toda a freguesia.

“A recolha total efetuada até ao dia de hoje, [28 de dezembro] traduziu-se em 3,6 toneladas, entregues na Tratolixo”, adianta o presidente da União de Freguesias, José Estrela Duarte.

Os serviços competentes da União de Freguesias, “começaram a percorrer as ruas da freguesia no passado dia 20 de dezembro, a fim de proporcionar uma diminuição dos ‘monos’ junto aos Ecopontos existentes”, destaca José Estrela Duarte, apelando à população que “contribua para um ambiente mais saudável e menos poluído”.

Recorde-se, a iniciativa surge no âmbito de um “Contrato Interadministrativo de Colaboração”, assinado no dia 30 de novembro, entre a Câmara de Sintra, os SMAS e as Juntas de Freguesia, documento que tem como objetivo a implementação de um “sistema complementar e descentralizado de higiene urbana e de recolha de resíduos no concelho de Sintra”.

Para isso, o município de Sintra dispõe de mais 11 viaturas ligeiras de mercadoria, [uma por freguesia] operada cada uma por dois trabalhadores, dotada de plataforma elevatória para recolher resíduos urbanos.

Assim, cabe a cada uma das Juntas de Freguesia do concelho, fazer a limpeza do seu espaço público circundante aos equipamentos de deposição de resíduos e dos locais, onde forem efetuados despejos ilícitos de resíduos, bem como o transporte para destino intermédio ou final.

(…) “apelamos a todos os munícipes que contribuam para um ambiente mais saudável e menos poluído.” — José Estrela Duarte

Fotografias: DR UF do Cacém e São Marcos