‘Bacalhau com todos’ na ceia de Natal – junto de quem mais ama

FELIZ NATAL | O bacalhau com batata cozida, a couve, os ovos cozido e o bolo rei, fazem parte da noite de consoada, junto da família e bons amigos

Aproveite o Natal e envie uma mensagem aos amigos | Imagem: Luis Cardoso / "Cardosálio" no facebook

O Natal é a festa das prendas, das crianças e essencialmente da família, que na noite da consoada, de 24 para 25 de dezembro, se reúne à mesa, onde o “bacalhau com todos” é rei.

Tal como manda a tradição, o Natal é para ser festejado e os portugueses não se poupam a esforços para fazer desta quadra natalícia um momento cheio de coisas boas e saborosas.

É a altura do ano de maior concentração das mais variadas receitas que não faltam à mesa, que começa na ceia com o tradicional Bacalhau com batata cozida, a couve, os ovos cozidos, o azeite. Ninguém dispensa. Sabe sempre bem. É uma noite especial.

Preparar as delícias da mesa com toda a dedicação que quadra merece, passa ainda, ainda pelo perú recheado, a carne assada, leitão de Negrais, o bolo Rei, as filhós, as azevias, a lampreia de ovos, os sonhos, e tantas outras tentações que integram a ementa, que vai variando de região em região, mas que são ‘bons companheiros” à mesa.

A tradição ainda é o que era com bacalhau na Ceia de Natal | Foto: Sr. Bacalhau

O verdadeiro Natal é aquele que tenta espalhar alegria e distribuir presentes, mas acima de tudo, partilhar conversas, cada vez mais escassas, junto de todos aqueles que mais admiramos, estimamos e amamos: a família e os amigos.

Esse é o verdadeiro espírito do Natal.

Feliz Natal!


Fotografia: DR Sr. Bacalhau

Cartoon: Luís Cardoso / Cardosálio – facebook