Os Escoteiros de Sintra defenderam esta noite que o diálogo com a Câmara Municipal de Sintra vai permitir resolver o problema de segurança na sede da associação juvenil, tento reconhecido a importância do envolvimento do presidente da autarquia neste processo.
A reunião surgiu já depois da Câmara ter anunciado que assumia as obras da antiga cadeia comarcã, sede do agrupamento 93 dos Escoteiros de Sintra, e que teve de ser encerrada na sequência de uma vistoria que detetou graves problemas de segurança que colocavam em risco a estrutura do edifício.
“O presidente [da Câmara] reafirmou que a relação que existe entre a autarquia e o grupo continua especial, que vamos manter o diálogo cordial e tranquilo e que brevemente vamos resolver a questão da sede dos Escoteiros de Sintra”, referem os escoteiros em comunicado.
A associação juvenil acrescenta que foi manifestada “vontade” do presidente Basílio Horta, em que os escoteiros “se mantenham na sede atual e que reconhece a importância do grupo como embaixadores do concelho”.
Segundo o comunicado dos escoteiros, “a Câmara [Sintra] vai apoiar financeiramente todo o processo e garante que quaisquer que sejam os desenvolvimentos o grupo vai-se manter” na atual sede.
Entretanto já esta tarde, durante a “presidência aberta” à União de Freguesias de Sintra, Basílio Horta esclareceu que a sede dos Escoteiros de Sintra tem problemas sérios com a segurança estrutural do edifício. O presidente da autarquia refere que é por isso que “está impossibilitada de ser utilizada”.
O autarca manifestou “preocupação” para a situação de “grande insegurança que os jovens estavam sujeitos” ao frequentarem aquele espaço.
“Tivemos de interditar a sede e vamos fazer as obras”, que terão um custo entre os 100 e os 200 mil euros, adiantou Basílio Horta.
“Depois de estar garantida a segurança, os escoteiros vão voltar para instalações dignas, com a clarabóia feita, com a placa construída e com uma instalação eléctrica que não esteja em risco de provocar um incêndio”, sublinhou o presidente da Câmara de Sintra.