Quinta da Regaleira recebeu hoje o ‘visitante 1 milhão’

A Quinta da Regaleira recebeu esta terça-feira, 11 de dezembro, às 10h30, o “visitante 1 milhão” deste ano número que reflete o crescimento continuado registado nos últimos anos

Foto | Quinta da Regaleira, Sintra

A Quinta da Regaleira recebeu esta terça-feira, 11 de dezembro, às 10h30, o “visitante 1 milhão” deste ano. O momento foi assinalado na Quinta da Regaleira, com a presença do presidente da Câmara de Sintra, de colaboradores da Fundação Cultursintra e também de alguns turistas.

O visitante foi recebido pelo presidente da autarquia de Sintra e a oferta de um catálogo da Exposição Luigi Manini, Imaginário e Método e da Exposição Coleção Maçónica Pisani Burnay.

O “visitante 1 milhão” reporta-se à totalidade de entradas na Quinta da Regaleira em 2018 e reflete o crescimento continuado registado nos últimos anos.

Recorde-se, em 2015 a Quinta da Regaleira recebeu 500 mil visitas, tendo por isso duplicado, em 3 anos, os seus visitantes. A média diária de visitantes este ano é de 2.940, quando em 2015 foi de 1.376.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, destacou o trabalho realizado nos últimos anos pela Fundação Cultursintra, na qual assume a presidência do conselho diretivo, “na conservação deste emblemático espaço e no contínuo melhoramento das condições de acolhimento dos visitantes”.

“Este é um espaço único onde a História, a Cultura e a Natureza se jutam em perfeita simbiose num só”, sublinhou o edil.

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais icónicos monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia.

Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) para fundar o seu lugar de eleição.

Detentor de uma enorme fortuna que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões, associou ao seu singular projecto de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936) bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.

Consubstanciado na filigrana pedra dos edifícios e na mística e misteriosa traça dos jardins, Carvalho Monteiro traduziu na Quinta da Regaleira, onde predominam os estilos neo-manuelino e renascentista, aquele que foi o maior legado do seu espírito científico, vastíssima cultura e especial sensibilidade.

Bibliófilo notável e coleccionador criterioso, Carvalho Monteiro foi uma figura incontornável da sociedade portuguesa do final do século XIX e início do século XX fruto das sua projecção e ações culturais e filantrópicas.

Fundação Cultursintra

A Fundação Cultursintra FP foi instituída pelo Município de Sintra em 1996.

Atualmente, é uma fundação pública de direito privado, tendo por fim a promoção da Cultura e por objeto a criação, o desenvolvimento, o acolhimento e a divulgação da Cultura no Município de Sintra, assegurando, ainda, o incremento do acesso aos bens culturais por parte das populações e demais interessados no respetivo processo cultural.

Quinta da Regaleira: http://www.regaleira.pt/pt/

Fotografia: DR Quinta da Regaleira