‘Job Shadowing’ na Escola Secundária Ferreira Dias

AGUALVA | O objetivo é possibilitar a cada um dos jovens a experiência de “um dia de trabalho” como profissionais de diferentes áreas de atividade

Escola Ferreira Dias, em Agualva, é uma das "Escolas de Referência" indicadas pelo | Foto: Sintra Notícias - arquivo

A expressão ‘Job Shadowing’ tem vindo a ser utilizada para denominar, em português, uma “sombra no emprego”. O objetivo é possibilitar a cada um dos jovens a experiência de “um dia de trabalho” como profissionais de diferentes áreas de atividade, isto é, a incorporação de jovens em ambientes de trabalho, no qual são a “sombra” de um profissional por um dia.

“Considerando que alguns dos jovens já escolhem a profissão que querem exercer no futuro, é de extrema importância conseguir proporcionar uma base na qual se possam apoiar aquando da tomada desta importante decisão”, explica a União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra, ao SINTRA NOTÍCIAS.

Neste sentido, a Escola Secundária Ferreira Dias, em parceria com a Junta de Freguesia, está a promover uma iniciativa ‘Job Shadowing’, destinada aos alunos do 9º e 10º ano de escolaridade deste estabelecimento de ensino.

O objetivo é possibilitar a cada um dos jovens a experiência de “um dia de trabalho” como profissionais de diferentes áreas como a enfermagem, astronomia, turismo, forças de segurança entre outras.

Terão oportunidade de integrar os diferentes ambientes, lidando de perto com as funções e tarefas inerentes a cada uma das profissões.

Pretende-se, com esta experiência, “promover as atitudes responsáveis por parte dos alunos, promover o contato direto com o mundo do trabalho e  valorizar a aprendizagem e as competências sócio comportamentais face ao futuro enquanto profissionais bem-sucedidos”, explica a União de Freguesias.