A Parques de Sintra venceu, pelo sexto ano consecutivo, o World Travel Award de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”.

Numa cerimónia que decorreu este sábado, 1 de dezembro, em Lisboa, no Pátio da Galé, e que contou com concorrentes de todo o mundo, a empresa portuguesa voltou a ser distinguida com o galardão que reconhece a eficácia da sua gestão dos valores naturais e culturais que lhe foram confiados.

Considerados internacionalmente os “óscares do turismo”, os World Travel Awards visam reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores da indústria do turismo. Os prémios representam uma das distinções mais importantes que as empresas do ramo turístico podem receber, sendo a marca reconhecida globalmente como selo de qualidade.

O presidente da Câmara já felicitou a empresa, considerando que o trabalho da Parques de Sintra Monte da Lua é “um verdadeiro exemplo do serviço público de excelência”, afirmou Basílio Horta na sua página pessoal na rede social Facebook.

Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra

Para Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, “sermos considerados os melhores do mundo no que fazemos, pelo sexto ano consecutivo, é uma honra e reforça a nossa convicção de que o modelo de gestão que temos seguido, único a nível nacional, é o que melhor serve a nossa missão primordial, que é a de administrar o valioso património mundial que está à nossa responsabilidade, dignificando-o e potenciando a sua valência turística. É um importante incentivo para prosseguirmos o nosso trabalho com o mesmo nível de exigência que tem merecido tão prestigiantes prémios e para partilharmos este capital de conhecimento que temos acumulado ao longo dos anos, pois acreditamos que o nosso método pode ser replicado em contextos semelhantes”.

O sexto World Travel Award atribuído à Parques de Sintra é mais um contributo para reafirmar 2018 como um ano de reconhecimento da qualidade do trabalho conduzido pela empresa na recuperação e restauro dos parques e monumentos sob sua gestão.

(…) “sermos considerados os melhores do mundo no que fazemos, pelo sexto ano consecutivo, é uma honra e reforça a nossa convicção de que o modelo de gestão que temos seguido, único a nível nacional, é o que melhor serve a nossa missão primordial, que é a de administrar o valioso património mundial” (…) — Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra

A Parques de Sintra é uma empresa de capitais públicos que não recebe dotação do Orçamento de Estado e que mantém, recupera e coloca à disposição do público o património sob sua gestão apenas com as receitas que gera (bilheteiras, cafetarias, lojas e aluguer de espaços).

À sua guarda estão: o Parque e Palácio Nacional da Pena; os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Chalet da Condessa d’Edla; o Castelo dos Mouros; o Palácio e Jardins de Monserrate; o Convento dos Capuchos e a Escola Portuguesa de Arte Equestre. Em 2018, estes monumentos e parques já ultrapassaram os 3 milhões de visitas.